Educação /

11 de Agosto de 2011 17h30

Parlamentares mirins apresentam projetos em comemoração ao Dia do Estudante

11/08/2011

Waldemir Félix/Assessoria

O Dia do Estudante foi comemorado nesta quinta-feira (11-08) por alunos, pais e professores no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação. O evento envolveu alunos das 25 escolas que atendem o 3º ciclo de ensino através de representantes da equipe gestora, os orientadores do projeto, e os Parlamentares Mirins da 3ª Legislatura da Rede Municipal de Ensino.

O Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto pelo fato de, nessa data, em 1827, D. Pedro ter instituído no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para que quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento. Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data. O professor Gilberto Fraga Melo, diretor de Gestão Educacional da SME fez uma contextualização sobre a data.


Neste ano a Secretaria Municipal de Educação decidiu destacar o Parlamento Mirim e os projetos de lei de autoria dos alunos das escolas cuiabanas, evidenciando a importância da participação do jovem cidadão no processo democrático.


O evento contou com participação do secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, da secretária adjunta, Cilene Maria Maciel e do coordenador do Projeto Parlamento Mirim da Assembléia Legislativa, Arturo José Tomaselli.


A execução do Hino Nacional Brasileiro abriu a comemoração, que teve ainda apresentações culturais de alunos da Escola Municipal Francisco Pedroso, seguida de explanação pelos parlamentares mirins dos projetos selecionados.


Criado em 2004, o programa Parlamento Mirim tem como objetivo possibilitar aos alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecerem as atribuições e o cotidiano do parlamento estadual. Para participar do projeto, os estudantes devem desenvolver um trabalho em forma de projeto de lei. Um deles é escolhido pela comunidade escolar e enviado à Assembleia Legislativa que, por meio de uma Comissão Especial, examina as propostas apresentadas e seleciona os 24 melhores projetos.


Foram selecionados neste ano o projeto de lei que dispõe sobre a garantia de acesso dos anos com deficiência nas escolas da rede pública, de autoria da estudante Hariane Cristina Reynaud de Almeida, da Escola Firmo José Rodrigues. Outro projeto selecionado é da aluna Natália Siqueira Tenório, da Escola Floriano Bocheneki que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de sistemas de aquecimento solar em conjuntos habitacionais.


A aluna Ana Júlia da Silva Santigo, da Escola Municipal Francisval de Brito foi selecionada com o projeto de lei que torna obrigatória a participação de pais ou responsáveis que negligenciarem a educação e dos seus filhos, em curso de capacitação, com objetivo de receberem orientações quanto aos aspectos legais, morais e sociais e psicológicos que envolvam as relações familiares.


Outro projeto é de autoria do aluno Ednan Silva dos Santos, da Escola Municipal Gracildes Dantas Mello. O projeto institui a obrigatoriedade de manutenção e limpeza dos terrenos baldios na área urbana. O quinto projeto selecionado e que foi apresentado na solenidade em comemoração ao Dia do Estudante é de autoria da aluna Denilly Dantas de Arruda, da Escola Lenine de Campos Póvoas. O projeto cria programas de erradicação do analfabetismo cultural e artístico no Estado de Mato Grosso.


Mais informações:

(65) 3645-6578