Educação / AVANÇO

15 de Maio de 2023 10h01

Investimento em educação é prioridade desde o começo da gestão Emanuel Pinheiro

15/05/2023

ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Arquivo

A educação em Cuiabá está passando por uma grande transformação, liderada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Desde o início de sua gestão, diversas escolas foram totalmente reformadas e novas unidades foram entregues. O prefeito também tem investido em materiais pedagógicos, equipamentos e climatização dos espaços escolares.

Este ano, a gestão já entregou três escolas completamente reformadas. Em janeiro, foi entregue a reforma geral e ampliação do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Colomba Cacélia Lombardi Dorileo, no bairro Jardim Imperial. A unidade foi totalmente climatizada com aparelhos de ar-condicionado do Programa Climatizar é Humanizar.

Em março, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Filogônio Corrêa da Costa, no bairro Campo Velho, também passou por reforma geral e ganhou 17 novos aparelhos de ar-condicionado. Já em maio, foi a vez da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Maria Ambrósio Pommot, no bairro Jardim Imperial, ser totalmente reformada e climatizada.

Além dessas reformas, a gestão de Emanuel Pinheiro construiu 16 novas unidades em substituição a antigos prédios. Também foram reformadas 40 unidades, entre Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC), Creches e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e escolas do campo (EMEBC), além de cinco quadras poliesportivas e três bibliotecas públicas.

Atualmente, 15 obras estão em andamento, incluindo a construção de novas unidades nos bairros Altos do Parque, Voluntários da Pátria e Serra Dourada, com capacidade para atender 340 estudantes cada.

Além das reformas e construções, a gestão municipal implementou diversas iniciativas na rede pública de ensino, como a distribuição de kits de material escolar e uniformes para os 57.654 estudantes matriculados, uniforme para os servidores e entrega de notebooks para unidades e assessores pedagógicos.

No pedagógico, a rede desenvolve programas e projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos, como o Cantinho Cuiabano, o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP), os Projetos Educando para Cuiabania e Sem Platéia Não Tem Bullying, entre outros. A aquisição de novas tecnologias, como notebooks, laboratórios ProCiência e mesas tabletes também têm sido priorizada para garantir uma educação de qualidade para todos.

“Desde o primeiro dia do nosso mandato, ainda em 2017, eu e a primeira-dama Márcia Pinheiro assumimos esse compromisso de transformar a educação pública de Cuiabá. Desde então temos trabalhado incessantemente, com inúmeros investimentos que estão fazendo a diferença para nossos alunos. A cada 2 anos estamos alcançando Índices de Desenvolvimento da Educação Básica cada vez melhores. Isso é prova do comprometimento, do amor, da causa e da dedicação desta gestão, que não mede esforços para oferecer uma educação pública digna, de qualidade, igualitária e que dê oportunidade para todas as crianças”, comentou o prefeito.