Educação /

15 de Julho de 2010 17h12

Escola municipal recebe Programa Saúde do Trabalhador

15/07/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria/SME

Professores e funcionários da escola municipal Tancredo Neves, no bairro Santa Izabel, receberam hoje (15-07), cuidados com a saúde por meio do Programa Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).


Durante todo o dia, os servidores da unidade de ensino puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, massagem quick, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de ginástica laboral, que trabalha a postura, o alongamento muscular e o fortalecimento das articulações e da corrente sanguínea.

Criado em 2007, o Programa é desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP) com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores da rede de ensino da capital.


Após passarem por esses procedimentos, o servidor que apresenta algum problema é orientado a procurar a unidade de saúde mais próxima. “Pode ser que a alteração não seja uma doença, mas é fundamental que a pessoa passe por um monitoramento médico, que indicará os procedimentos corretos para cada caso”, explica a enfermeira do programa, Ana Paula Ribeiro.


Segundo a fisioterapeuta Tamara Galindo, as alterações mais recorrentes identificadas durante a visita do programa às escolas e creches do município são hipertensão arterial e excesso de peso, o que, segundo ela, podem ser atribuídos à alimentação inadequada, volume excessivo de trabalho e falta de atividade física. “A detectarmos algo que possa colocar em risco a saúde do funcionário, também o orientamos a mudar hábitos para ter uma vida mais saudável, como a prática de exercícios físicos”.


Para a diretora da escola Tancredo Neves, Maria de Lurdes Pereira Neves, a iniciativa da SME é importante na promoção da qualidade de vida dos funcionários, pois, na avaliação dela, a correria do cotidiano acaba impossibilitando os cuidados necessários com a saúde.


Opinião compartilhada pela professora Eliana Gonçalves da Silva, 41anos, que afirma ter pouco tempo para procurar serviços médicos e fazer as avaliações que realizou com a equipe multifuncional do Programa Saúde do Trabalhador. “Trabalhamos com pessoas e o desgaste físico e mental é grande. Muitas vezes deixamos a saúde em segundo plano. Esse trabalho é muito importante. Sugiro que sejam agregados à equipe um psicólogo e um fonoaudiólogo”, reivindicou.


O serviço é oferecido a todas as creches e escolas do município por meio de agendamento e, segundo o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da SME, Gilmon Ferreira de Araújo, as unidades de ensino da rede têm sido muito receptivas ao programas. “Tínhamos um trabalho que era procurado pelos servidores apenas quando eles já estavam doentes. Hoje, nossa concepção é trabalhar a saúde preventiva, conseqüentemente, a qualidade de vida”.

Mais informações:
(65) 3645-6578