Educação / PRÊMIO

08 de Maio de 2020 07h02

EMEB Ulisses Guimarães ganha prêmio de concurso cultural da Páscoa

08/05/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Deputado Ulisses Silveira Guimarães foi a grande vencedora em Mato Grosso do concurso cultural “Tá pintando coelhinho na escola”, realizado pela Rede Comper de Supermercados. O prêmio, no valor de R$ 10 mil, foi criado pela rede de supermercados para incrementar a Páscoa, entre  crianças das escolas públicas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

Além de uma ação cultural o premio é também uma  grande ação social, nesse momento de pandemia. As tradicionais esculturas de cabeças de coelho, que ficam no topo das parreiras da Páscoa nas lojas da rede de supermercados, passaram por uma intervenção artística feita pelos alunos do 1º até o 3º Ano. As esculturas dos coelhos personalizadas pelos talentosos alunos das escolas participantes ficaram em exposição nos supermercados e suas fotos no site da promoção, onde os consumidores puderam votar nas esculturas mais criativas.

A votação se encerrou no dia 14 de abril. As esculturas mais votadas nos estados receberam prêmios no valor de R$ 10.000,00 para ser utilizado na compra de material pedagógico.

Na entrega do prêmio nesta quinta-feira (7) estiveram presentes a diretora da escola, Sandra Aparecida da Silva Moraes, equipe gestora e professores da unidade, e a gerente regional de Operações da Rede Comper para Mato Grosso, Izilda Maria da Silva.

“A escola ganhou mais que o valor financeiro, pois  levou a cultura para a  comunidade através de uma obra de arte personalizada”, disse Izilda Maria da Silva.

A diretora da escola Sandra Aparecia Silva Moraes lembrou que quando receberam o convite para participar do prêmio houve um grande envolvimento dos alunos, inclusive dos 48 alunos especiais, das famílias e comunidade. “Foram 20 dias de preparação e a ação foi coordenada pelas professoras de Artes Daniele Xun e Jurema Silva Sousa. A ideia foi de uma maneira criativa, valorizar a cultura regional utilizando materiais artesanais, destacando o fuxico e a chita”, contou a diretora. Sandra disse que o valor do prêmio será utilizado oferecer mais qualidade ao ambiente escolar para os alunos.

Em Cuiabá, o prêmio contou com a participação de 18 escolas públicas.