/

20 de Agosto de 2010 15h18

Educadores do município relatam experiências de promoção da paz nas escolas

20/08/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Otimismo, alegria, amor, paz, solidariedade e perdão são alguns dos sentimentos trabalhados no “Programa de Formação de Educadores para Paz”, implementado em março deste ano pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com o objetivo de promover uma cultura de paz, de respeito à diversidade humana e de solidariedade, com base na formação das crianças.

Com as ações estão sendo desenvolvidas nas unidades de ensino, espera-se a construção paulatina da paz na escola, pois a idéia central do projeto é que um ambiente harmonioso resulta de um processo mais amplo, em que interagem vários fatores e agentes, como professores, alunos e funcionários.

Para acompanhar e avaliar o programa, educadores do município estão reunidos durante todo o dia de hoje (20-08), no Hotel Fazenda Mato Grosso, participando de um encontro de trabalho com foco na troca de experiências dos resultados obtidos nas atividades desenvolvidas nas unidades de ensino.

Na opinião do professor João Roberto de Araújo, fundador e orientador do Programa Educação para a Paz nas Escolas e diretor do Instituto de Inteligência Relacional, o momento é importante porque o projeto é um desafio para as escolas. “Os desafiados receberam a incumbência de reduzir a violência e construir a cultura de paz na escola. Nesse encontro, eles juntam forças ao trocar experiências”, explicou.

O professor destaca que essa interação promove a correção no desenvolvimento do programa, denominada supervisão. “Percebemos aqui, que mesmo os pontos negativos foram mostrados e abordados com otimismo. Isso é importante para a consolidação do projeto, tendo em vista que também é um momento de ampliar os conteúdos que deverão ser trabalhados com os alunos”.

Segundo o diretor de políticas educacionais da SME, José Sebastião Arruda Souza, os trabalhadores da educação do município têm respondido prontamente ao objetivo fundamental do programa, que é a construção de uma prática cotidiana mais sensível e pautada na cultura de paz. “No futuro, todas essas ações se refletirão numa mudança de postura por parte de alunos, pais e educadores na forma de se relacionarem”.

Souza também reiterou que o programa é uma das ações da SME para a implementação de uma política educacional do município focada na qualidade e no respeito à diversidade. “Só temos que agradecer o empenho dos educadores do município por  mais um projeto desenvolvido na rede”.

A violência, de acordo com a professora da escola municipal Tancredo Neves, no bairro Jardim Araçá, Nadir Maria da Silva Moreno, era uma preocupação constante de toda a comunidade escolar e a unidade já vinha desenvolvendo atividades para superar a dificuldade. Para ela, o programa fortaleceu e ampliou essas atividades. “Estamos trabalhando a cultura de paz em todas as áreas do conhecimento e conseguimos um grande envolvimento dos nossos alunos em todas as ações que realizamos”, relata.

Na escola municipal Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica, segundo o relato da coordenadora pedagógica, Antônia Corsina Lima dos Anjos, o resultado principal d programa foi a mudança de postura nas relações entre professores, alunos e comunidade escolar. “Percebemos uma atitude e um olhar mais tolerante para o outro”, informou.

A coordenadora relatou ainda a experiência de uma caminhada promovida com os alunos por um dos bairros que fica nas adjacências da unidade de ensino. “Em cada residência pela qual passávamos, as crianças cantavam uma música e os moradores saíam de dentro das suas residências. Muitos deles ficaram emocionados. Foi uma grande experiência. “Fazer cultura de paz é mudar a postura em todos os sentidos”, avaliou.

 

Mais informações:
(65) 3645-65-78