Educação / PESQUISA

06 de Abril de 2020 15h13

Educação cuiabana dispara pesquisa que vai orientar implantação da educação à distância e via TV Aberta

06/04/2020

MARIA BARBANT

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Educação está implantando o Programa @Portal da Escola Cuiabana, de Educação à Distância (EAD), e quer a participação dos familiares e dos estudantes. O objetivo é desenvolver uma metodologia inclusiva e com um padrão de qualidade que garantam o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos matriculados nas unidades educacionais da rede pública Municipal de Ensino, neste momento de isolamento domiciliar, necessário para conter a propagação da Covid-19.  

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que a primeira pesquisa de campo está sendo realizada a partir desta segunda-feira (6), até o próximo dia 9. “Essa pesquisa é direcionada aos pais ou responsáveis pelos 52.000 alunos do Ensino Fundamental, e tem o objetivo de diagnosticar a situação das famílias, e dos estudantes, em relação ao acesso à internet e equipamentos necessários para aulas na modalidade à distância. Além disso, queremos identificar como as famílias avaliaram o trabalho da escola nesse primeiro período de isolamento social, de 23 de março a 05 de abril. Nossa ideia é buscar sugestões sobre qual a melhor forma para que o estudante tenha acesso e participe das atividades em EAD”, destacou o secretário Alex Vieira Passos.

Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa é diagnóstica e considera questões como a identificação do acesso que as famílias possuem à internet em casa, por meio de celular, notebook, computadores ou tablet, o acesso à televisão e aos canais de televisão e, além disso, identificar como a escola esta trabalhado com o estudante no período de isolamento,  na percepção das famílias.

A segunda pesquisa de campo será realizada no período de 07 a 09 de abril  e será voltada aos cerca de  1.000 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando o mesmo objetivo.

“A secretaria de Educação quer obter sugestões para desenvolver as atividades pedagógicas dos componentes do currículo escolar com aulas em casa, programadas e veiculadas pelos diversos meios de comunicação, físicos ou digitais, respeitando as condições de acesso do estudante. Por isso é fundamental envolver os familiares, além dos alunos,  para sabermos qual a melhor forma de acesso as atividades em EAD, com mais  facilidade e qualidade”, comentou a diretora geral de Gestão Escolar, Mabel Strobel Moreira da Silva.

Em Cuiabá, desde o início do isolamento domiciliar, determinado para conter a propagação do coronavírus na Capital, alunos matriculados no Ensino Fundamental (do 1° ao 9º Ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão recebendo as atividades educacionais na forma virtual (EAD).

Para auxiliar os profissionais, a Secretaria de Educação lançou também um conjunto de orientações destinadas as equipes gestoras e professores das unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino, visando o desenvolvimento de atividades EAD. Essas orientações foram reunidas no Programa @Portal da Escola Cuiabana que traz também sugestões de procedimentos, estratégias e processos que devem ser realizados.

Agora, atendendo à determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, Cuiabá irá avançar e ampliar o acesso dos alunos às atividades. “Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e para que possamos garantir o acesso às atividades e que estas sejam de qualidade, vamos avançar. Em breve estaremos disponibilizando aulas dos diversos conteúdos, por meio da TV aberta, em horários pré-determinados. Daí a importância dos pais que receberam o link participem da pesquisa, respondendo as perguntas”, disse o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.