Educação /

27 de Julho de 2010 18h00

Curso de formação para Técnico em Nutrição Escolar começou hoje na capital

27/07/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cerca de 600 profissionais que preparam a alimentação escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Cuiabá participaram hoje pela manhã (27-07), no hotel Fazenda Mato Grosso, da abertura do Curso de Formação para Técnicos em Nutrição Escolar (TNIs). O encontro, que se estende até a próxima sexta-feira, é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio das Diretorias de Gestão de Pessoal (DGP), Políticas Educacionais (Dipe) e Administração e Patrimônio (DAP), e é integrante do Programa Saúde do Trabalhador.


Implementado em 2007 pela Digap, o projeto tem como objetivo a prevenção e a assistência à saúde dos servidores do ensino da capital.


O secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, afirmou que, para alcançar a qualidade de ensino almejada, é importante que todos os segmentos profissionais do processo de aprendizagem estejam integrados. “Precisamos de envolvimento de todos os trabalhadores da educação para vencer o desafio de melhorar o ensino ofertado nas nossas escolas e creches”.


De acordo com o secretário, a formação direcionada aos TDIs do município também é uma forma de valorização e estímulo a todos os servidores que atuam na rede. “Isso repercute no ambiente de trabalho de todos aqueles que promovem a educação municipal.”.


Na avaliação da secretária Adjunta de Educação, Julieta Ribeiro Domingues, quem ganha com essa visão são os alunos e os profissionais que atuam nas unidades de ensino da rede. “Educação de qualidade não se faz apenas com professor, mas com todos os que desempenham alguma função na escola”.


Segundo Julieta, há um movimento de formação implantado pelo município que tem envolvido todos os segmentos da escola, que foi chamada a discutir a qualidade da educação ofertada. “Nosso desafio é fazer com que a escola pública retome a sua credibilidade e, para isso, é preciso que todos se especializem”, finalizou.


Na oportunidade, a diretora de gestão de pessoas, Dilma Alves da Silva, lembrou que a qualificação ofertada aos TNEs é resultado de uma pesquisa realizada com a categoria, que levantou os interesses e necessidades dos profissionais. “Esse curso foi formatado de acordo com aquilo que vocês manifestaram nas respostas à pesquisa. Começamos esse trabalho pelos TNEs e vamos estendê-lo aos demais profissionais da rede”, informou.


Para a diretora do Sintep/Subsede de Cuiabá, Helena Maria Bortolo, a formação era um momento esperado por todos, pois Cuiabá foi a primeira capital a implementar cursos de qualificação para servidores não docentes do ensino. “Nossa capital é pioneira nessa iniciativa graças, também, à luta dos trabalhadores dessa área. Sabemos que a secretaria está providenciando a formação dos outros segmentos que atuam no ensino público municipal. No futuro, planejamos a formação de nível superior para esses profissionais”.


Essa valorização é, segundo a TNE Cleonice Arruda, 40 anos, que atua na escola Municipal Rita Caldas Castrillon, no bairro São Benedito, algo que estimula e eleva a auto estima dos servidores da rede. “Esses cursos nos ajudam no trabalho que desenvolvemos na escola e também no nosso reconhecimento profissional na especialidade em que atuamos”.


Na abertura do evento, a SME homenageou a TNE mais antiga da rede, Neide Ferreira Valentin, que exerce a função no município desde 1980 e hoje está lotada na escola municipal Jescelino Reiners, no bairro Novo Horizonte.


Durante todo o curso, os TNEs discutirão temas como Diretrizes Políticas da Educação, Função Social da Escola, Função do Educador Não Docente, além de palestras motivacionais e sobre saúde no ambiente de trabalho.


De amanhã (28-07) até sexta-feira, o curso acontecerá no auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, em período integral, com quatro turmas distintas, divididas por regionais.

 


Mais informações:
(65) 3645-6578