Educação / QUARENTENA OBRIGATÓRIA

31 de Março de 2021 09h10

Cuiabá suspende aulas presenciais nas escolas particulares e adia retorno da rede pública municipal

31/03/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em razão da quarentena coletiva obrigatória, as aulas presenciais nas escolas particulares de Cuiabá estão suspensas até o dia 9 de abril. Na rede pública municipal de ensino, o retorno presencial no formato híbrido previsto para o dia 1º de abril foi suspenso. Os servidores públicos permanecerão em tele trabalho e a distribuição dos Kits da Alimentação Escolar aos 18 mil alunos em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Programa Bolsa Família iniciado nesta segunda-feira (29) será mantido.

Durante a live onde anunciou as medidas estabelecidas no Decreto Municipal Nº 8.372, na tarde desta terça-feira (30), o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a responsabilidade de todos no combate a pandemia, destacou a necessidade de adoção de medidas de biossegurança e distanciamento social e sobre a importância da solidariedade e sensibilidade. “Neste momento de pandemia é fundamental termos sensibilidade, solidariedade e compreensão. É hora de aprendermos a conviver com o vírus, e adotarmos medidas que preservem a saúde e a vida das pessoas, garantindo o trabalho com segurança”, disse Emanuel Pinheiro.

De acordo com o gestor, a distribuição dos Kits da Alimentação Escolar, sob a coordenação da Primeira-dama Márcia Pinheiro, não será afetada. A Secretaria Municipal de Educação continuará a entrega dos Kits aos alunos atendidos pelo Programa Bolsa Família.

Na segunda-feira (29), os kits começaram a ser entregues nas unidades educacionais do campo e hoje foi a vez das unidades localizadas na Regional Sul. Adotando medidas de biossegurança, distanciamento físico e demais medidas de prevenção, as equipes gestoras entrarão em contato com os pais marcando dia e hora para que possam buscar os alimentos.

Em relação às aulas presenciais, no sistema híbrido, ficam suspensas em creches, escolas e universidades. Só será permitido o acesso as unidades dos profissionais a fim de que possam gravar as atividades pedagógicas.

Funcionamento

Na Secretaria Municipal de Educação o atendimento presencial está suspenso até o dia 9 de abril assim como nas unidades educacionais onde as equipes gestoras fixaram cartazes em locais visíveis ao público, com telefone de contato e demais informações.

Os pais ou responsáveis que tiverem necessidade de atendimento presencial deverão agendar dia e hora com a equipe gestora. Este mesmo procedimento deve ser realizado para a entrega de materiais didáticos e pedagógicos, e Kits da Alimentação Escolar. Nesses casos, devem ser seguidos todos os protocolos de biossegurança recomendados. 

As aulas e atividades remotas permanecem conforme o planejamento e organização de cada unidade educacional, por meio de aplicativos e plataformas online, de acordo com as estratégias de ensino a distância.

Continuam suspensos os procedimentos administrativos relacionados à convocação para entrega de documentos, posse e atribuição dos candidatos aprovados no Concurso Público e no Processo Seletivo Simplificado, sem qualquer prejuízo aos candidatos aprovados.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que essas medidas, assim como o tele trabalho, home office, visam diminuir o número de pessoas em circulação no órgão.

Durante a vigência do Decreto Municipal, a Ouvidoria da Educação manterá o atendimento externo para recebimento de demandas, sugestões, reclamações ou elogios pelo telefone 9 9304 3488 ou ainda pelo e-mail ouvidoria.educacao@cuiaba.mt.gov.br.

Em relação ao Setor de Protocolo/SME, o atendimento será somente por e-mail, protocolo.educacao@sme.cuiaba.mt.gov.br.