Educação / COMEMORAÇÃO

18 de Outubro de 2022 06h12

Bibliotecas Públicas ‘Saber com Sabor’ comemoram mês dedicado ao livro e à leitura

18/10/2022

MARIA BARBANT

Em comemoração ao dia das crianças (12) e o dia nacional do livro infantil (29),  a Secretaria Municipal de Educação e as Bibliotecas Públicas ‘Saber com Sabor’ estão realizando neste mês de outubro uma programação especial de incentivo à leitura. O objetivo é inserir as crianças no mundo dos livros, levando conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e ainda estimular a criatividade, o emocional, o cognitivo e o raciocínio lógico dos pequenos.

A coordenadora das Bibliotecas “Saber com Sabor, Vera  Lúcia Mendes falou sobre as ações realizadas na Biblioteca Pública Dr. Paulo Eduardo dos Santos, localizada na praça Clovis Cardozo (no último dia 7) e na Praça Alencastro (no dia 11). “Durante as ações foram disponibilizados livros para que as pessoas e principalmente as crianças pudessem explorar as dezenas de obras de literatura infantil e levar um exemplar de presente.  Iniciativas como essas incentivam e oportunizam o acesso gratuito à leitura além de despertar o hábito da leitura nas crianças, jovens e adultos”, disse Vera Lucia.  

No evento realizado na Biblioteca Pública ‘Saber com Sabor’ Dr. Paulo Eduardo dos Santos estudantes do Centro Municipal Educação Infantil (CMEI) Maria Conceição de Oliveira, localizado no bairro Jardim Brasil, fizeram uma visita programada e na praça Alencastro foram disponibilizados um total de 1.500 livros, sendo 250 infantis.

Entre os títulos distribuídos durante o evento realizado na praça  estão os livros Uma história por dia, Contos de fadas, A menina corajosa que um dia montou uma mula sem cabeça, Menino Maluquinho, Tanto/Tanto Bruxa/Bruxa, Mais prato para Pedrinho, Turma do Mato, Brigão e o Beija Flor, Igor o Rei Leão, além de livros técnicos e de auto-ajuda.

Segundo Vera Lúcia, nas ações realizadas pela Biblioteca ‘Saber com Sabor’ há sempre uma programação variada que inclui  contação de histórias, baús de livros, varal literário de gibis e, muito importante, a população pode doar livros.

"Durante todo o ano recebemos doações e, é muito fácil doar, basta que os interessados procurem uma das unidades da Biblioteca Pública ‘Saber com Sabor’. Todas estão abertas ao recebimento de doações de livros, revista, gibis e outros materiais que possam enriquecer o acervo das unidades”, explicou a coordenadora.

Para aqueles que querem emprestar livros também é fácil, basta  efetuar o seu cadastro, levando um comprovante de residência, documento oficial com foto (original e uma cópia), informar o número de telefone e preencher um formulário fornecido pela coordenação da biblioteca.

Bibliotecas Públicas ‘Saber com Sabor’

As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor possuem um acervo de aproximadamente 72 mil livros,  na sua maioria proveniente de doações da população em geral. Todas elas também possuem o Cantinho Cuiabano onde estão disponíveis obras de autores cuiabanos e mato-grossenses além de literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, livros técnicos e outros.  

Além de leituras e pesquisas, os frequentadores têm acesso a internet e atividades dirigidas pelos bibliotecários e educadores, como: contação de histórias, palestras, teatros e oficinas de brincadeiras desenhos, pinturas, dobraduras, jogos,  reciclagem diversas e feiras de livros, com trocas e doações,  em datas comemorativas e  produção de textos literários (contos, poemas, romances, crônicas, literatura de cordel, poesia, rimas, trava língua).

Os espaços são mantidos e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

Atualmente estão em funcionamento em Cuiabá sete bibliotecas distribuídas em bairros da capital cuiabana como: Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel,  Centro e no Distrito de Nossa Senhora da Guia.