Educação /

25 de Fevereiro de 2011 11h00

Bibliotecas municipais ampliam espaços de educação, cultura e lazer na capital

25/02/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Ampliar os espaços de educação, cultura e lazer. Essa a proposta das sete Bibliotecas Municipais Saber com Sabor, mantidas e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá.

Para isso, a coordenação das unidades se reuniu esta semana com os funcionários que atuam nas bibliotecas para avaliar os trabalhos desenvolvidos em 2010 e discutir o planejamento das atividades para este ano.

De acordo com a coordenadora das Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves, o foco para 2011 é a promoção de eventos culturais, como exposições artísticas e trabalho com poesia, história e teatro. “Queremos valorizar o potencial dos artistas locais e dar oportunidade para a comunidade em geral interagir mais com o ambiente da biblioteca”.

Os funcionários também passarão por diversos cursos de formação, como oficinas de contação de histórias e produção de materiais pedagógicos reciclados, para trabalharem com a clientela das bibliotecas. “Esse trabalho transformará as histórias infantis em momentos muito mais atraentes e significativos, pois serão associados a recursos, como a confecção de bonecas de pano, brinquedos com material reciclado, fantoches e jogos”, explica a brinquedista assessora pedagógica da SME, Vânia Joceli Araújo.

“O importante desse trabalho é que ele repercuta para toda a população e extrapole os espaços comuns de aprendizagem e cultura”, avalia a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel.

Segundo ela, as bibliotecas municipais fomentarão um grande movimento de incentivo à leitura e às diversas expressões culturais, como o teatro e a música. “Queremos também alcançar as regiões centrais da cidade por meio dessas atividades”.

As sete bibliotecas Saber com sabor contam um acervo de aproximadamente 52 mil livros de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira. Há também à disposição dos leitores revistas, gibis, livros didáticos e dicionários, além de terminais com acesso à internet.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578