Educação /

10 de Março de 2011 16h55

Assessores pedagógicos da Secretaria de Educação participam de Ciclos de Estudos

10/03/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Os 70 assessores pedagógicos da Coordenadoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cuiabá (SME) participam, a partir de hoje (10-03) até o mês de novembro, do Ciclo de Estudos/2011, promovido pela Diretoria de Gestão Educacional.

Os encontros têm como objetivo a troca de experiências e reflexões para compreensão das atribuições desses profissionais, cuja atuação está diretamente ligada à promoção do acesso, permanência e qualidade do ensino ofertada na rede municipal de ensino da capital.

Segundo o gerente de formação da SME, José Ferraz Araújo, o curso também pretende instrumentalizar os assessores para que eles desenvolvam um trabalho eficiente nas escolas em que atuam. “Acreditamos que esse profissional bem capacitado é garantia de uma assessoria mais eficaz junto às escolas. Isso se reflete no nosso objetivo maior, que é ensinar, e ensinar bem”.

Na avaliação da assessora pedagógica Carmen Cinira Siqueira Leite, um dos conteúdos trabalhados no ciclo é o planejamento de ensino das unidades de ensino pautado na Matriz Curricular de Referência, que organiza os conteúdos e habilidades trabalhados nas unidades de ensino da rede. “Sentimos que as escolas apresentam dificuldades em trabalhar nessa perspectiva, apesar de a construção dessa matriz ter sido coletiva. Este é o momento de nos organizarmos para subsidiar as unidades de ensino tendo com base as políticas afins”, analisou.

Entre os temas abordados nos ciclos estão o Plano Municipal de Educação, a Política Educacional do Município de Cuiabá, Diretrizes Pedagógicas da SME, Atribuições e Competências do Assessor Pedagógico e Avaliação Institucional.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578