Educação /

22 de Junho de 2011 16h00

Alunos da Escola de Tempo Integral se apresentam na Secretaria de Educação

22/06/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

O resultado de algumas atividades desenvolvidas pelo Programa Escola de Tempo Integral foi mostrado, hoje (22-06) durante uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) com diretores, articuladores e presidentes dos Conselhos Escolares Comunitários das 52 unidades de ensino da capital onde o projeto está implementado.

Alunos das escolas municipais Hélio de Souza Vieira, no bairro Praieiro, e Tereza Lobo, no Dom Aquino, apresentaram números de dança e teatro que expressaram manifestações culturais e respeito à diversidade.

Denominado Educa Mais na capital, o programa é desenvolvido pela SME em parceria com o MEC e outras secretarias do município e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.

O encontro, segundo a coordenadora de programas e projetos da SME, Elizany Rosa, teve como objetivo discutir a Resolução n.º 20, de 06/05/11, que trata da destinação de recursos financeiros a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, com o objetivo assegurar a realização de atividades de Educação Integral de forma a compor a jornada escolar de, no mínimo, sete horas diárias. “Esses momentos são importantes para que possamos desenvolver nossas atividades dentro dos parâmetros legais”, disse.

Na avaliação da articuladora do programa na escola Hélio de Souza Vieira, Rita Cássia e Amorim, além do aspecto social, o Educa Mais também importância fundamental na aprendizagem dos alunos. “As diversas atividades que desenvolvemos, como o coral, a dança e a rádio/escola, colaboram para melhorar a autoestima, a comunicação e a disciplina das crianças e adolescentes. Isso acaba se refletindo no ensino”.

Implementado no município em 2008, o Educa Mais atendeu, de início, 10 escolas da rede municipal. Em setembro do mesmo ano, foi ampliado para 31 unidades e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores. Atualmente o programa atende 12 mil alunos em 51 escolas.

O projeto é  desenvolvido pela SME em parceria com o MEC e outras secretarias do município e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.

Para o próximo ano, a expectativa é que o programa seja ampliado para mais 11 escolas, beneficiando 14 mil alunos no município. 

Mais informações:
(65) 3645-6578