Educação /

18 de Novembro de 2010 13h35

Alunos da Escola de Tempo Integral participam amanhã de final do concurso de poesia

18/11/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Alunos do Programa Escola de Tempo Integral, o Educa Mais, participam amanhã (19-11), às 8h, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) da final do concurso de poesias “Educação para a Paz”.

O evento é uma ação integrante de um dos eixos do projeto, o letramento, que trabalha a leitura e a escrita dentro de um contexto onde façam parte da vida do aluno e tem como objeto a reflexão, o ensino, e a aprendizagem os aspectos sociais da língua. Dentro dessa proposta, o Educa Mais envolve a literatura, a música o cinema e o teatro.

O evento é resultado de uma oficina realizada pela equipe do programa na SME com os monitores das 51 unidades de ensino contempladas com o projeto na capital e que, conseqüentemente, também foi trabalhada com os alunos.

Nesse universo de produção, o principal quesito considerado foi a originalidade. “Para isso, os alunos foram subsidiados para compreenderem a estrutura e o formato da poesia”, explica Mariana Miranda, tutoro do letramento na Educação de Tempo Integral e coordenadora do concurso.

Dos poemas produzidos pelos alunos, 10 foram selecionados para a final, quando o aluno terá que declamar o texto produzido. “Nessa fase será observado a interpretação do aluno”, diz a tutora.

O primeiro colocado no concurso receberá um playstation como premiação. O segundo um skate e, o terceiro, um kit literário.

Desenvolvido pela SME e diversos parceiros, o Educa Mais oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578