Educação /

21 de Dezembro de 2010 13h35

Alunos da Escola de Tempo Integral mostram potencial artístico

21/12/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

O potencial artístico dos alunos do Projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em 51 escolas da rede de ensino da capital, foi mostrado na tarde de ontem (20-12), em suas diversas manifestações, numa apresentação de encerramento dos trabalhos de 2009.

O evento foi realizado no Teatro maestro China, na sede da SME, e contou com a participação da Orquestra Sinfônica Flauta Mágica, do Instituto Cultural Flauta Mágica, parceiro no Projeto Harmonia, cujo objetivo é desenvolver e aprimorar a formação musical dos profissionais da área e permitir a ampliação do ensino de música nas unidades escolares.

Participaram da formação 27 monitores, que atuam diretamente no Educa Mais nas áreas de música, como regentes de coral, flauta doce, instrutores de fanfarras e coreógrafos. Durante o espetáculo, a platéia pôde assistir a apresentações de dança, coral, orquestra de flautas e declamações de poesias das diversas unidades de ensino da rede.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da SME, Elizany Rita da Silva Costa Rosa, as apresentações foram apenas uma mostra dos resultados das atividades desenvolvidas na área de formação musical do programa. “É por isso que hoje o Educa Mais é referência no Brasil. Isso se deve ao trabalho de todos os envolvidos nesse processo, aos quais agradecemos neste momento”.

Ela também falou da importância da parceria com o Instituto Cultural Flauta Mágica. “Esse trabalho conjunto veio somar com nossos articuladores, que conseqüentemente aplicam os conhecimentos aos alunos. Isso é importante para a qualidade aprendizagem”, enfatizou.

Presente às apresentações, a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, parabenizou todos os profissionais da educação envolvidos no projeto e ressaltou que ele só é possível porque há aqueles que se dedicam e acreditam que horas a mais no espaço escolar ampliam as possibilidades de conhecimento dos alunos.

Outro destaque do Educa Mais, segundo a secretária adjunta, é o despertar para a arte que existe em cada pessoa. “Ver o potencial de cada criança ser descoberto traz emoção aos professores. Isso endossa a oportunidade para outros estudantes, mesmo em escolas que ainda não foram contempladas pela Escola de Tempo Integra”.

“O Educa Mais trouxe alegria para nossa escola”, resumiu a articuladora do programa na escola municipal Agostinho Simplício, no bairro Poção. Segundo ela, o projeto envolve os alunos e educadores de uma forma entusiasmada. “As atividades lúdicas, os passeios temáticos de aprendizagem mudaram a dinâmica da escola. Eu agradeço essa oportunidade única em minha vida profissional, que só me trouxe coisas boas”, declarou.

Na avaliação do presidente do Instituto Cultural Flauta Mágica, maestro Gilberto Mendes, a parceria com a SME foi um acontecimento histórico para ambas as partes. “Sabemos que a rede tem uma tradição importante no que se refere às bandas e fanfarras. O curso promovido pelo instituto possibilitou aos monitores o acesso formal à linguagem musical, fugindo um pouco do empirismo. Também podemos observar o gosto e a paixão com que esses profissionais desenvolvem seus trabalhos. Esperamos estender essa parceria nos próximos anos”, concluiu.

O projeto conta com a parceria de outras secretarias do município e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.

Implementado no município em
2008, a Escola de Tempo Integral atendeu, de início, 10 escolas da rede municipal. Em setembro do mesmo ano, foi ampliado para 31 unidades e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores. Atualmente o programa atende 12 mil alunos em 51 escolas.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578