/

26 de Agosto de 2010 15h35

Agente Mirim de Combate à Dengue ajuda a diminuir casos da doença na capital

26/08/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

O programa “Agente Mirim de Combate à Dengue” realizou hoje (26-08) pela manhã o terceiro sorteio de prêmios para os alunos da rede municipal de ensino da capital e moradores das residências que aderiram à ação.

Implementado em abril deste ano, o projeto é Desenvolvido pelos Conselhos da Governança Integrada de Base em (GIB) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) de Cuiabá, e oferece a estudantes do município, de sete a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à dengue por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação. Até o momento, já foram cadastradas 15 mil casas.

As atividades dos estudantes consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa e que se comprometem a combater os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”.

A SMS fornece às escolas e aos agentes todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes Aegypti para que os estudantes possam realizar o trabalho de conscientização. É também de responsabilidade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses a vistoria nas residências para verificar se elas cumprem todos os requisitos para receberem a premiação.

Na avaliação do secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, o sorteio é um momento de culminância e de reafirmação dos compromissos dos profissionais da educação e de todos os envolvidos no projeto. “A importância do programa se deve à gravidade do problema. Para isso, é importante que toda a sociedade se mobilize para resolvê-lo. Todos os programas que envolvem nossos alunos apresentam melhores resultados porque não há um agente mais importante do que a criança dentro da sua casa e da sua comunidade”.

Segundo o coordenador do projeto na GIB, Edson Luís Lino Jorge da Silva, o projeto é apontado pelo Comitê de Combate à Dengue como uma das ações no controle da doença na capital. “O agente mirim está dentro da casa, do quintal, lugares onde o poder público dificilmente entra”, ponderou.

Dados da Vigilância à Saúde e Ambiente (Divisa) revelam que nos seis primeiros meses de 2009 foram notificados 10.858 casos de dengue na capital. Este ano, no mesmo período, o número caiu para 3.951.

Lino ainda revelou que a coordenação do programa está sendo procurada por escolas estaduais e privadas que também desejam aderir ao projeto. “Essa ampliação também está prevista no projeto e iremos implementá-la logo que possível”.

Para o diretor da escola municipal Celina Fialho, no bairro Altos da Serra, Loredil Fernandes, o “Agente Mirim de Combate à Dengue” é mais uma estratégia que a escola tem para diminuir a incidência da doença no bairro. “Temos trabalhado esse outros temas no sentido da prevenção, envolvendo também outras entidades do bairro”.

As escolas premiadas nesta etapa foram a Orlando Nigro, no Pedregal, Agostinho Simplício, no Poção, Maximiano Arcanjo da Cruz, no Santa Laura, Gracildes Melo, no Altos da Serra, Raimundo Pombo, no Parque Cuiabá, Esmeralda de Campo, no Ribeirão da Ponte, Francisval de Brito, no Coophamil, e Udney Gonçalves, no Distrito do Aguaçu.Os estudantes premiados receberão uma bicicleta e os proprietários dos imóveis um DVD e um liquidificador.

 

Mais infromações:
(65) 3645-6578