Cultura, Esporte e Lazer / PARABÉNS, CUIABÁ

08 de Abril de 2020 07h06

Projetos Culturais, Natal e Carnaval da Gente, Bola Cheia e restauração da Cuiabá Histórica: mais um ano da capital calorosa

08/04/2020

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

Arquivo

Dia 08 de abril é dia de festa há 301 anos em Cuiabá. Mas na cidade calorosa, motivos para comemorar e celebrar a cultura não faltam. Na beira do rio ou no Centro Histórico, em cada campinho de bairro ou nos museus, o último ano foi de grandes eventos na capital de Mato Grosso. Vamos relembrar as principais ações comemorativas e de resgate da cultura cuiabana, realizadas por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo:

Já no fim de 2018, artistas de Cuiabá se inscreviam no que foi uma das maiores políticas públicas para a área cultural da capital de Mato Grosso. O edital FUNDO/2019 selecionou 51 projetos culturais, dentre individuais e coletivos, dos mais diversos segmentos artísticos: música, artes cênicas e visuais, literatura, audiovisual, patrimônio e cultura popular. Foram R$ 2,1 milhões investidos na cultura local e em seus artistas, com ações executadas durante todo o ano de 2019 e que ainda em 2020 estão dando frutos, que movimentaram a economia e contou com a participação de mais de 200 profissionais do setor.

“O edital FUNDO/2019 foi a maior prova do compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a cultura regional e seus profissionais. Um investimento com retorno certo, porque investir na nossa gente é sempre uma escolha certa e investir em cultura é mais uma das prioridades da gestão humanizada”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

As margens do Cuiabá, o Museu do Rio foi palco da 13ª edição do Festival de Siriri, que reuniu em média 5 mil pessoas em cada um dos três dias de apresentações. Ao todo, oito grupos tradicionais do siriri de Cuiabá participaram da competição que teve premiação total no valor de R$ 34 mil.  

No esporte a festa teve sabor de inclusão. O campeonato Bola Cheia de 2019, que é a vitrine de adolescentes que buscam um espaço no mundo da bola, alcançou a igualdade no número de equipes femininas e masculinas em sua última edição, sendo dez times de cada gênero. Um grande passo que coloca Cuiabá na vanguarda pela igualdade de direitos.

Prédios e monumentos históricos, carregados de simbolismo e herança cotidiana na vida de milhares de pessoas que passaram e que ficaram em Cuiabá também receberam atenção da gestão humanizada neste último ano. Foram 10 os equipamentos que passaram por processos de restauração e/ou revitalização em 2019: entorno do Casarão do Beco Alto, praça Senhor dos Passos, praça Largo Feirinha da Mandioca, praça <reclameaqui_mark data-markjs="true">Caetano Albuquerque, praça Dr. Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, chafariz do Mundéu, Obelisco da praça Luis de Albuquerque, estátua de Maria Taquara e a primeira etapa de restauração da Casa de Bem Bem.

O Natal e o Carnaval foram da gente. Com o objetivo de democratizar as celebrações de dois dos principais feriados nacionais, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo descentralizou as comemorações de Natal e levou decoração e atrações até oito bairros distantes do centro da capital. Já no Carnaval, a estratégia foi reunir em um mesmo local, o maior número de atrações com uma estrutura que proporcionasse conforto e segurança aos foliões. Desfile de blocos de carnaval, atrações regionais e nacionais, praça de alimentação e programação infantil divididos em quatro dias de muita festa.

“Mais um ano em que posso olhar para traz com satisfação do trabalho realizado. Mais um ano que essa cidade tão acolhedora e cheia de oportunidades completa, graças ao seu povo trabalhador e de grande talento. É com imenso orgulho que, como prefeito digo ‘Parabéns, Cuiabá, pelos seus 301 anos’”, desejou Emanuel Pinheiro.