Cultura, Esporte e Lazer /

30 de Agosto de 2010 14h31

Prefeito Chico Galindo oficializa apoio à Federação para que realize 9º Festival de Cururu e Siriri

30/08/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

 Depois de ouvir, na sexta-feira (27-08), as exposições dos integrantes da Federação Mato-Grossense de Cururu e Siriri, que desejam para 2010 apoio financeiro da Prefeitura de Cuiabá para realizar a 9ª edição do seu Festival, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, garantiu que o tradicional evento tem total simpatia do Município, que não deixará de apoiá-lo, conforme seus antecessores no cargo, Wilson Santos e Roberto França, sempre fizeram. Dessa forma - afirmou o gestor -, a Federação pode contar como positiva a ajuda financeira da Prefeitura de Cuiabá ao Festival de Cururu e Siriri, também este ano:

"O Município cuiabano praticamente tem arcado com todas as despesas inerentes à realização desses festivais, nas edições anteriores. Trata-se de um evento belíssimo, marcante no lado cultural, de interesse de todo o território mato-grossense, não somente da Capital. Assim, nosso apoio financeiro em 2010 será na mesma contrapartida dos recursos a serem liberados pelo Estado para que a Federação organize seu 9o. Festival de Cururu e Siriri. Naturalmente, se o governo estadual disponibilizar R$ 1 milhão, o que seria ótimo, aí seria inviável acompanhá-lo, porque nossas condições de caixa seriam extrapoladas".

Após o prefeito expor sua proposta, ela foi aceita pelos integrantes da Federação, que sugeriram a realização da 9o. edição do Festival de Cururu e Siriri (tema Fé e Alegria) nas dependências do Parque de Exposições da Acrimat. "Ao invés de sediarmos este evento no Porto, prefeito, a ideia é transferi-lo para a arena do Parque de Exposições, onde já existe uma estrutura compatível para receber grande público: arquibancadas, espaço, estandes, etc. A montagem disso sempre demandou custos altíssimos, no Porto".

O prefeito Chico Galindo concordou com esses argumentos, e só lamentou que o Porto (próximo ao Mercado Municipal) deixe de receber este ano o Festival, local que, a seu ver, possui essa característica tradicional. "A gente já se acostumou a ver o Festival acontecer por lá. Mas, se vocês preferem o Parque da Acrimat, que em breve será transferido dali para uma área próxima à Lagoa Trevisan, tudo bem. O importante é que o Festival de Cururu e Siriri aconteça, e novamente destaque em nível municipal, estadual e federal essa cultura magnífica que Cuiabá e Mato Grosso abraçam e levam avante com carinho".

Nesta segunda, agendou o prefeito, o Município elabora um termo de convênio entre a Federaçã o Mato-Grossense de Cururu e Siriri e a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. Este documento vai ser oficializado na terça-feira (31-08), às 9 horas, no Palácio Alencastro, com a presença de membros da Federação e do próprio prefeito Chico Galindo e secretário de Cultura, Sérgio Cintra