Cultura, Esporte e Lazer / UNIVERSO LÚDICO

07 de Fevereiro de 2020 10h37

Palácio da Instrução recebe curso de formação de contadores de histórias

07/02/2020

NAIARA LEONOR

No imaginário de uma criança, tudo vira história e colabora para sua construção social. Memórias afetivas são transformadoras. E é pensando no desenvolvimento educacional dos pequenos que o 3º Contos do Mato - Arena Literária 300 anos abre, no próximo dia 15 de fevereiro, inscrições para auxiliar profissionais educadores e demais interessados a deixar lembranças de afeto na vida dos baixinhos. O curso “Seja Um contador de histórias” é gratuito e será realizado nos dias 29/02, 07, 14, 21 e 28/03, sempre aos sábados, das 8h às 17h, no Palácio da Instrução.

O curso é uma proposta de fomento à cultura, patrocinada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital FUNDO/2019.

“Mais um projeto aprovado sendo executado conforme cronograma estabelecido com a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e que temos certeza que será um sucesso. Nós e o prefeito Emanuel Pinheiro enxergamos esses projetos como instrumentos importantíssimos para o fomento da cultura, da educação, do turismo e da economia da cidade. São ações como esta que colaboram para a formação dos nossos cidadão e que, cada vez mais, democratiza o acesso à cultura em Cuiabá, que é um dos maiores objetivos da gestão humanizada”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Realizado pela experiente contadora de histórias, Alicce Oliveira, que também é pedagoga e produtora cultural e encabeça essa primeira etapa do Contos do Mato, o curso tem como meta a formação do mercado local de narradores e mediadores de leitura, sejam eles artistas ou não.

"Esperamos atender um grupo bem eclético. Não é objetivo desta proposta restringir o público por formação, sexo, renda ou qualquer outro quesito. O curso está aberto para pessoas que, por vocação ou necessidade, tenham interesse em se profissionalizar para o mercado cultural, ampliando assim, o campo de atuação como mediadores de leitura e narradores de histórias", explica a profissional.

O tema central do curso é a arte da palavra e seus desdobramentos no universo literário e na educação. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na teoria e na prática as possibilidades de narrar histórias e mediar leituras.

A partir de análises de textos, troca de experiências, roda de histórias, dinâmicas e discussões, o curso vai abordar pesquisas da literatura oral e escrita, sugestões de estratégias e práticas narrativas, utilização de recursos disponíveis para incentivar a leitura, dicas de leitura, apresentação e representação das histórias, técnicas narrativas, vivências e interação dos narradores de histórias e seus públicos.

Ao final, todos estarão aptos a desenvolver e apresentar propostas de um repertório que envolva as narrativas orais e escritas da cultura de lugares próximos e distantes, que possam ser apresentadas e trabalhadas em sala de aula e outros espaços de leitura. As histórias, preparadas durante o curso, serão apresentadas em uma mostra de narradores ao público do projeto.

O curso será certificado e tem um total de 40 horas aulas, incluindo temáticas como Cultura e Leitura; a Arte de Contar Histórias: O universo da narrativa oral através dos tempos; Literatura Oral e Escrita: Do conto popular aos autores clássicos e contemporâneos e suas contribuições para a literatura infanto-juvenil; Sugestões de leitura: a relação com os livros de literatura infantil, entre outros.

Alicce lembra que as inscrições são gratuitas e somente serão feitas presencialmente, tendo um limite de 40 participantes e lista de espera. Interessados que residam no interior do Estado poderão entrar em contato por meio do whastapp e obter o formulário de inscrições.

 

Serviço para Inscrições:

As inscrições se darão de forma presencial conforme dados abaixo.

Data: 15/02/2020

Local: Palácio da Instrução – Salão Nobre

Horário: 8h

Informações: (65) 9934-2304 ou através do Whatsapp pelo link: http://abre.ai/contosdomato

 

Serviço para aulas:

Local: Palácio da Instrução – Salão Nobre – Centro Cuiabá

Carga Horária: 40h/aula

Período: 29/02, 07, 14, 21 e 28/03 (sempre aos sábados)

Horário: 08h as 17h (com intervalo de 1h)

Facilitadora: Alicce Oliveira