Cultura, Esporte e Lazer / DEMOCRACIA

23 de Julho de 2020 15h32

Cultura afro e indígena terá representante específico no Conselho Municipal de Política Cultural

23/07/2020

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

O Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá ganha uma nova cadeira representativa neste processo eleitoral. O segmento de cultura afro e indígena brasileiras poderá eleger seu representante nestas eleições, que estão com inscrições abertas para delegados e conselheiros até o dia 31 de julho. Em razão da pandemia do novo coronavírus, tanto inscrições quanto as eleições de 2020 serão realizadas via internet.

“Nós tínhamos anteriormente, sete segmentos do Conselho, este ano, incorporamos um oitavo segmento, que é a cultura afro e indígena brasileira. É importante mobilizarmos todos os segmentos culturais, para que a gente possa compor o Conselho de maneira mais democrática e participativa”, explicou o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Este ano, são oito os segmentos com cadeiras representativas, para mandato de dois anos. O processo será realizado de maneira direta e virtual. Cada voto é único e não será permitida composição oficial de chapa. Os segmentos podem realizar assembleias virtuais antes e pós-inscrições debater sobre a qualificação de seus representantes junto ao Conselho.

Na última terça-feira (21), cerca de 55 pessoas, dentre artistas e representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer se reuniram por videoconferência para dialogar sobre o processo eleitoral do Conselho, sanar dúvidas e compartilhar opiniões sobre as novas diretrizes.

“É por meio dele que são definidas as diretrizes e aplicação dos recurso em nível municipal. A pandemia nos atrasou, tivemos que rever o cronograma e fazer mudanças na forma de trabalho e isso também aconteceu com todos que tiveram que adaptar suas atividades ao momento. Então, de forma inédita, virtual, faremos as eleições para o próximo biênio, acompanhando a tendência do momento”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.

Para participar, os candidatos a Conselheiros e Delegados devem realizar suas inscrições até o dia 31 de julho. O delegado será a pessoa apta para votação dos conselheiros. Dentre os documentos exigidos para pleitear a possibilidade de votar, está currículo que comprove sua atividade artística e/ou cultural por no mínimo dois anos e também comprovação de residência em Cuiabá pelo mesmo período. Já para se inscrever como Conselheiro, é preciso comprovar atividade na área por no mínimo 4 anos e também residência na Capital pelo mesmo período.

O Conselho é um órgão deliberativo consultivo, que ajuda a definir a política cultural do município, como a política de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Cultura. Em 2019, R$ 2,1 milhões foram investidos em políticas culturais em Cuiabá, por meio do edital FUNDO/2019. Foram 51 projetos aprovados e mais de 200 artistas envolvidos direta e indiretamente, com trabalho que continuam dando frutos.

Inscrições em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/cultura-esporte-e-turismo/conselho-municipal-de-politica-cultural-de-cuiaba/