Cultura, Esporte e Lazer / Visitantes

19 de Junho de 2014 11h54

Turistas estrangeiros também aprovam Arena Cultural

19/06/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Com shows, arte e gastronomia regionais, quem passa pela Arena Cultural prova um pouco de tudo da cultura cuiabana, que conquista principalmente aqueles que estão visitando a capital mato-grossense pela primeira vez.

Laimonas Petrosius nasceu na Lituânia, hoje mora nos Estados Unidos e, pela primeira vez, visita Cuiabá. Ele conta que já conhece outras regiões do Brasil, mas que a Capital mato-grossense tem características singulares e que na Arena Cultural pôde conhecer de perto o que tem de melhor.

“O evento está ótimo, transmite tudo que o povo cuiabano é: acolhedor, animado e com uma cultura muito forte”, disse ele, que veio para Cuiabá especialmente para assistir ao jogo da Coreia do Sul, país onde morou por dois anos e pelo qual tem um carinho muito especial.

O sul-coreano Jung Chan Shin também está visitando Cuiabá pela primeira vez e se encantou com a música e a dança apresentadas na Arena Cultural. “São ritmos e passos muito diferentes, mas que hipnotizam. A comida também é muito gostosa”, falou.

Para o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, o objetivo da Arena Cultural é justamente mostrar aos turistas o que Cuiabá têm de melhor, além de ser mais uma opção de lazer para a população cuiabana.

“Todos os dias de evento estamos recebendo pessoas de diversas partes do Brasil e também do mundo. Aqui eles podem aproveitar uma programação bem diversificada e ainda provar as delícias da nossa culinária”, destacou.

FESTIVAL – Nesta quinta-feira (19), a Arena Cultural recebe o 12º Festival de Cururu e Siriri. Este ano o evento homenageará a Seleção Brasileira, em função da Copa do Mundo, e traz como tema “Cururu e Siriri além das fronteiras”.O Festival conta com a participação de 26 grupos e a expectativa de público é de mais de oito mil pessoas por dia. A programação segue até o dia 22 (domingo), sempre às 21h30 e a entrada é gratuita.  

Localizada no Memorial João Paulo II, na Morada do Ouro, a Arena Cultural oferece exposições artesanais e praça de alimentação com 14 restaurantes. Diariamente também são realizadas várias apresentações culturais, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura.

A estrutura também possui estacionamento, palco principal, palco Arena, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada. 

Para facilitar o acesso do público, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano disponibilizou quatro linhas especiais de ônibus, são elas: 311, 315, 360 e 314, além de linhas direto da Arena Pantanal para o local.