Cultura, Esporte e Lazer / PARCERIA

02 de Março de 2021 11h25

Secretária dialoga sobre uso do Dutrinha e fomento do futebol feminino com representantes do esporte em Cuiabá

02/03/2021

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabelo Leite Jacob, se reuniu nesta segunda-feira (01), com representantes do futebol cuiabano, que trouxeram a necessidade do planejamento das atividades para quando o Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha for inaugurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Na pauta também foi apontado o crescimento do futebol feminino na capital e a importância da continuidade do fomento a prática para a categoria.

“Estou me reunindo com representantes da cultura e do esporte para planejarmos as ações da Pasta, pensarmos juntos como enfrentar esse momento de pandemia sem deixar a alegria e o bem-estar se perder. Já fui muito engajado com esporte, joguei vôlei, pratiquei artes marciais, quero incentivar cada vez mais a inserção das mulheres no esporte, sei da dificuldade de patrocínio para frequentar campeonatos, então quero ser essa ponte, quero me aproximar dos representantes para construirmos o fomento ao esporte na nossa capital”, comentou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Com a inauguração do Dutrinha se aproximando, faz se necessária a aproximação do poder pública e das diretorias e entidades representativas do futebol cuiabano. O estádio foi amplamente reformado e adaptado para garantir acessibilidade e tem data prevista para inauguração no aniversário de Cuiabá.

O presidente do Mixto Esporte Clube, Vinícius de Arruda Falcão falou da representatividade da entrega do estádio para a realização dos jogos na capital e pontuou o espaço que o futebol feminino tem conquistado nos últimos anos com a realização do campeonato mato-grossense, que atualmente está sendo disputado por três equipes: Ação de Santo Antônio, Dom Bosco e Mixto.

Em 2019, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou a terceira edição do campeonato Bola Cheia com igualdade no número de equipes femininas e masculinas, sendo dez times de cada gênero.  

Presentes também na reunião, o vereador Marcus Brito Junior (PV) e a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), se colocaram à disposição da gestão para colaborar com o fomento ao esporte na capital.