Cultura, Esporte e Lazer / DEBATE

29 de Dezembro de 2020 14h28

Órgãos públicos se unem para elaborar plano estratégico de segurança para o Beco do Candeeiro

29/12/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo, e o secretário-adjunto de Apoio à Segurança Pública, Marion Metello, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (29) com o comandante da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar da área central, tenente-coronel José Corrêa da Costa Junior, para elaborar um planejamento de segurança a ser executado em um dos mais tradicionais pontos da Capital, o Beco do Candeeiro.

A obra de restauração do Beco do Candeeiro está prevista para a segunda quinzena do mês de janeiro. Diante disso, o encontro teve como principal objetivo fazer a apresentação do projeto turístico e cultural que está sendo elaborado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e entidades parceiras. A ideia é retomar o espaço como um dos principais pontos de visitação, não só para os turistas como também para a população cuiabana.

“Antes da inauguração propriamente dita, com programações de visitações ao público, temos que pensar na questão da segurança. Por isso essa reunião com representantes da Segurança Pública. Queremos fortalecer essa parceria com a PM, que é uma peça essencial para garantir a tranquilidade e promover o controle necessário após a entrega de mais essa obra de revitalização do Centro Histórico da nossa Capital”, disse o secretário Francisco Vuolo. 

Na oportunidade, o secretário-adjunto Marion Metello avaliou como positiva a iniciativa de fazer esse reconhecimento técnico da área em conjunto com a Polícia Militar. De acordo com ele, essa união entre os órgãos públicos é fundamental para a elaboração de uma estratégia eficiente de segurança dentro da realidade e de acordo com a real demanda da região.

“Ainda estamos estudando as possibilidades, para que seja um planejamento que realmente funcione. Devemos levar em consideração o efetivo de policiais disponibilizado, jornada de trabalho e outros fatores. Ao longo dos nossos debates vamos apresentando sugestões, analisando cada uma, para que aquela que for considerada a melhor para a população seja aplicada”, argumentou Metello.

Satisfeito com o convite, o comandante da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar da área central, tenente-coronel José Corrêa da Costa Junior, afirmou que, após conhecer completamente o projeto da Prefeitura, ficará mais fácil e viável a estruturação de um plano de trabalho para atender todos os setores envolvidos. “Nós que atuamos aqui na área central conhecemos bem a realidade. A nossa presença é fundamental”, ressaltou o comandante.

O secretário Francisco Vuolo destacou ainda que fará outra reunião com as secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Saúde, as igrejas, entidades de classes, organizações sociais, entre outras, no intuito de envolver a todos nesse processo. “É um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro. Muito mais que entregar uma obra totalmente revitalizada, temos que promover esse espaço como mais um local de entretenimento e de fomento à economia", pontuou

A OBRA

O local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada foi rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram recolocados com iluminação moderna.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, entidades de classe e representantes da empresa responsável pela obra.