Cultura, Esporte e Lazer / ARTISTAS LOCAIS

24 de Dezembro de 2020 12h00

Obras adquiridas em edital da Aldir Blanc serão apresentadas em exposição em 2021

24/12/2020

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Arquivo

As obras adquiridas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, via edital de Composição de Acervo Cultural Municipal serão apresentadas em exposição, que será organizada em 2021. Ao todo, 70 artistas e suas respectivas peças foram selecionados no certame da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá. A data do evento ainda não foi definida.  

Os editais têm investimento oriundo do Fundo Nacional de Cultura repassado via Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo - para o Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá, por meio da Lei Federal 14.017/2020 – Aldir Blanc, criada para oferecer apoio financeiro aos artistas e profissionais da cultura diante da pandemia mundial da COVID-19. Em Cuiabá, o Conselho Municipal de Política Cultural é parceiro na realização do edital.

“Estamos muito felizes de chegarmos a esta reta final da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá. Nossos artistas deram um show de participação com seus projetos e obras. E para comemorar e expor as peças adquiridas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio do edital de Aquisição de Acervo, estamos organizando uma exposição. Para o Município e para a gestão Emanuel Pinheiro, é muito importante que a cultura e arte cuiabana seja preservada e valorizada”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.

Ao todo, quatro editais foram publicados pelo município de Cuiabá, com investimento total de R$ 3,9 milhões da Lei Federal Aldir Blanc. Em setembro, a Pasta publicou o primeiro lote do edital de Subsídio. No início de novembro, foram abertas inscrições para o segundo lote e divulgado o segundo edital, o de Fomento.

No mesmo mês foram divulgados mais dois editais: o de aquisição de obras para compor o acervo Municipal e o de premiação aos mestres da cultura popular.

Todos os editais, documentos complementares e os resultados estão disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, no menu da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Conselho Municipal de Política Cultural, ou clicando no banner da Lei Aldir Blanc na página principal do site. 

Para informações, os interessados podem procurar a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Política Cultural pelo telefone (65) 3617-1261 ou presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta, em horário comercial.