Cultura, Esporte e Lazer /

17 de Agosto de 2010 08h00

Misc tem programação variada durante o mês de agosto

17/08/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

A Secretaria Municipal da Cultura e o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) programaram o “1º Seminário sobre Patrimônio Histórico e Cultural de Cuiabá” em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico, festejado nesta terça-feira (17/08). O evento prevê atividades sobre o patrimônio material e imaterial da capital mato-grossense.

A Primeira Caminhada Centro Histórico Vivo, um passeio pelo centro da cidade, acompanhado da Prof.ª Dr. Thereza Marta Presotti Guimarães (Departamento de História/UFMT), abrirá a programação. O objetivo da caminhada é mostrar o Centro Histórico de Cuiabá sob os pontos de vista histórico e cultural, por meio de ações que valorizem sua arquitetura e seu patrimônio histórico-cultural. A Caminhada sairá do MISC, às 9h.

O público poderá apreciar ainda duas exposições fotográficas, que permanecerão abertas à visitação pública durante o mês de agosto. “Cuiabá antiga: o olhar de Nenê Andreatto” é composta por imagens do falecido Eurípides Vicente Andreatto, paranaense de Caviúna, nascido em 1947 e que durante 25 anos registrou fatos políticos, sociais e culturais de Cuiabá, compondo parte significativa do acervo do Museu. Para esta mostra foram selecionadas imagens que retratam a Cuiabá antiga e as transformações ocorridas no seu conjunto arquitetônico, notadamente entre os anos de 1970 a 1980.

Já com uma abordagem mais atual, os visitantes poderão apreciar “Retratos do Casario Cuiabano”, produto final do Projeto homônimo apresentado à Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso por Hélio Caldas e concebido e executado pelo fotógrafo Mario Friedländer.

O MISC disponibilizou também o acesso a uma parte do seu acervo material, tais como antigos equipamentos fotográficos, fonográficos e radiofônicos, expostos em uma sala destinada exclusivamente para visitação pública.   Além dessas exposições, estão programadas mesas temáticas com especialistas no assunto, mostras de vídeo e um passeio monitorado pelo Centro Histórico de Cuiabá.

O Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Rua Sete de Setembro – Centro Histórico. O MISC fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 18h, com entrada franca. Para agendamentos escolares e outras informações: fone 3617-1288 ou e-mail: movimentomisc@gmail.com