Cultura, Esporte e Lazer / CONJUVE

28 de Agosto de 2021 06h10

Festival reforça espaço da Juventude na gestão Emanuel Pinheiro

28/08/2021

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

Com o tema “Beco da Juventude”, a Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizou na última quinta-feira (26), o II Festival da Juventude. Com apresentações musicais e batalha de rap, o evento teve participação de jovens de destaque na política local que reafirmaram o espaço da juventude na gestão Emanuel Pinheiro.

“A juventude é o que oxigena nossa sociedade com novas ideias, com disposição para se pensar no futuro e é para os jovens que construímos a cidade hoje, por isso é importante que eles participem do processo de construção das políticas públicas que os beneficiarão, por isso criamos o Conselho e por isso faço questão de ter a juventude ao meu lado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O secretário-adjunto de Cultura, esporte e Lazer, Justino Astrevo, representando a secretária Carlina Rabello Leite Jacob, destacou a recuperação do Centro Histórico de Cuiabá como um dos grandes objetivos da gestão Emanuel Pinheiro e a necessidade de se pensar nas pessoas para além do patrimônio físico.

“Falo aqui em nome da secretária Carlina e quero dizer que, para nós que somos parceiros do Conjuve desde sua criação, entendemos a sua fundamental importância. A juventude colabora muito com esse refrescar das ideias e das condições de mudanças apontar caminhos, acreditar na juventude é sempre permitir que o novo apareça e que se tenha uma cultura de paz e tolerância. A recuperação do Beco não é só histórica e física, mas também das pessoas, do sentimento de pertencimento do cuiabano com o Centro Histórico de Cuiabá. Este é um espaço importante da fundação e desenvolvimento desta cidade, que outrora era chamado de caminho da luz. A gestão Emanuel Pinheiro assumiu o compromisso de recuperar este espaço e aqui está. Há um tempo isso era só um sonho e hoje é realidade. E quando o poder público age a sociedade se movimenta. Temos o Beco todo recuperado hoje e debatemos a recuperação do Centro Histórico como um todo”, disse Justino.

Representando o movimento Hip Hop Contra as Drogas, Mano Raul seguiu a linha do secretário-adjunto Justino Astrevo e ressaltou a importância do olhar sensível da sociedade e poder público perante as pessoas em situação de rua e também os dependentes químicos.

“Para quem não sabe da minha história, este lugar faz parte dela. Algumas 24h atrás eu fui um dependente químico e continuo sendo um dependente químico em recuperação. São 11 anos limpo e de luta. Cada canto tem um pouco da minha história. E através do projeto Hip Hop Contra as Drogas eu continuo levando uma mensagem de esperança para aqueles que ainda sofrem e não tem a voz para falar para as pessoas, para as autoridades que existe possibilidade de recuperação sim. Hoje estou aqui, mostrando para vocês que é possível, não olhe para o dependente químico como um vagabundo, temos que parar de julgar, temos que cuidar dessas pessoas e preciso da força de todos, porque sozinho eu não dou conta. Dependência química é doença. Muito obrigada pelo espaço”, disse Mano Raul.

O presidente do Conselho Municipal da Juventude de Cuiabá (Conjuve), Juares França foi o mestre de cerimônia do evento. “Realizamos vários eventos alusivos à juventude em agosto e podemos encerrar o nosso mês aqui no Beco, com a presença de pessoas que fazem a diferença pela juventude, que apoiam o Conselho e que lutam por uma política mais participativa em Cuiabá”, disse Juares.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca enfatizou a importância da continuidade do processo de ocupar espaços e persistir na comemoração de datas que simbolizam conquistas para a juventude, como a realização desta segunda semana da juventude, que comemora a criação também do Conselho em Cuiabá.

“É uma satisfação muito grande poder estar com vocês nesta atividade, que é o segundo festival da juventude. Sabemos que diante da pandemia muitas limitações são colocadas, mas estamos aqui neste processo de ocupação, não podemos deixar para o amanhã. Este momento é importante, é construtivo e acontece em um local que é um marco da cuiabania, que é o Beco do Candeeiro. Cuiabá é a segunda cidade do estado que criou o Conselho Municipal da Juventude, a gestão municipal acredita que a juventude precisa e merece espaço. Enquanto Secretaria de Direitos Humanos, nos colocamos à disposição e tenho certeza que este é o segundo de muitos festivais que ainda virão”, disse Fonseca.  

O evento contou com a participação da cantora lírica Sophie, Júnior Costa, com um duelo de MCs (torneio de rimas improvisadas, o Freestyle), Josi Crispim e Frantzno Saint Víctor. “Eu sempre digo que uma das maiores vitórias da juventude cuiabana foi a criação do Conjuve, que tem o seu papel em contribuir na construção de políticas públicas para a juventude. Eu fico muito feliz de estar neste evento e parabenizo você Juares pelo seu trabalho à frente do Conselho. A união faz a força e me coloco a disposição para ajudar. Hoje tenho a oportunidade em ser o secretário mais jovem da capital e isso mostra o espaço que temos na gestão, por isso agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro. Viva a Juventude, viva o Conjuve”, disse o secretário-adjunto de Agricultura, presidente da Juventude do MDB, Gustavo Padilha.

Toda a programação do II Festival da Juventude foi realizada gratuitamente, respeitando as medidas de biossegurança contra a disseminação da Covid-19. Participaram do evento também a representante da União da Juventude Socialista, Danifan Mandalena, o representante da Juventude do PTB, Jonathan Gomes, representando o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, José Marcelo e Genésio Arruda representando o presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná.

O Beco do Candeeiro foi restaurado e entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro à população no dia 14 de maio. Conforme o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original e a gestão Emanuel Pinheiro trabalha para garantir o fomento à cultura empregando o espaço como palco para atividades, apresentações musicais, oficinas, palestras e exposições.