Cultura, Esporte e Lazer / RETA FINAL

13 de Janeiro de 2021 10h30

Cultura finaliza fase de tomada de preços de licitação para restauração da Casa de Bem-Bem

13/01/2021

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer finalizou a fase de tomada de preços do processo licitatório para a contratação de empresa que será responsável pela restauração do imóvel histórico Casa de Bem-Bem. Apenas uma empresa foi habilitada para apresentar proposta, que de acordo com edital, deve ser apresentada em regime de menor preço global. O valor apresentado para realização total da obra foi de R$ 1.126.226,65. A Pasta fará a análise para publicação do resultado.

A licitação foi realizada com o apoio da Secretaria-adjunta Especial de Licitações e Contratos, vinculada à Secretaria de Gestão. Após primeira etapa de obra emergencial em 2019, a Pasta dá continuidade ao processo de restauração do casarão histórico com a segunda fase, ambas com orçamento via Fonte 100. O prédio também foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas, que deve ser executado com terceira etapa da restauração.

Duas empresas manifestaram interesse no processo licitatório. A Construtora W Mendes LTDA. foi inabilitada. Apenas a Archaios Engenharia foi habilitada para continuar o processo e apresentar a proposta de preço. 

O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua existência é memória concreta do Centro Histórico de Cuiabá, os achados arqueológicos do local, como pedaços de cerâmica e utensílios domésticos revelam hábitos e culturas da cuiabania antiga.

Durante a obra emergencial, foram realizadas visitas técnicas abertas para imprensa, população e estudantes com objetivo de transparência e educação patrimonial. Os encontros foram realizados às quartas-feiras e aconteciam em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem-Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa. As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.

“É de suma importância para a gestão que o Centro Histórico de Cuiabá seja restaurado, ocupado e valorizado. Estamos na reta final do processo de licitação da Casa de Bem-Bem e estamos comprometidos em fiscalizar a execução da obra para que o quanto antes, possamos entregar o casarão para uso da sociedade cuiabana”, enfatizou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Cláudio Sodré.