Cultura, Esporte e Lazer / MISSÃO CUMPRIDA

05 de Janeiro de 2021 18h13

Cuiabá finaliza pagamentos de editais da Lei Federal Aldir Blanc nesta terça

05/01/2021

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Todos os pagamentos referentes a Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá foram finalizados nesta terça-feira (05), pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Foram R$ 3,9 milhões investidos em 156 projetos do edital de Fomento, 61 artistas do edital de Aquisição de Obras para Acervo Municipal, 19 Mestres da Cultura Popular e 40 entidades beneficiados com edital de Subsídio. São mais de 300 artistas contemplados diretamente em quatro editais.

“É com satisfação que concluímos os pagamentos a todos os contemplados nos editais da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá. São quase R$ 4 milhões destinados a cultura da nossa Capital, que estão sendo aplicados da forma mais transparente possível por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Quero agradecer, em nome do secretário-adjunto Justino Astrevo, que em conjunto com toda nossa equipe, realizou um belíssimo trabalho para que pudéssemos concretizar estes editais. Quero parabenizar aos pareceristas e conselheiros, que de forma direta estiveram envolvidos neste processo e o resultado está aqui de forma positiva para a sociedade cultural dentro do município de Cuiabá. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro pela oportunidade de conduzir está Pasta emblemática, pela qual tenho um carinho muito grande”, declarou o secretário Francisco Vuolo, que a partir da próxima quarta-feira (6), assume a gestão da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

 

Os editais têm investimento oriundo do Fundo Nacional de Cultura repassado via Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo - para o Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá, por meio da Lei Federal 14.017/2020 – Aldir Blanc, criada para oferecer apoio financeiro aos artistas e profissionais da cultura diante da pandemia mundial da COVID-19. Em Cuiabá, o Conselho Municipal de Política Cultural é parceiro na realização do edital.

Todos os pagamentos foram finalizados nesta terça-feira (05) e deverá estar na conta bancária dos contemplados até a data máxima de sexta-feira (08) em decorrência do tempo das transações bancárias.

Os projetos do edital de Fomento devem ser executados até o fim do mês de abril de 2021. Também será organizada uma exposição para apresentar as obras adquiridas no edital de Acervo Municipal.

Em setembro de 2020, a Pasta publicou o primeiro lote do edital de Subsídio. No início de novembro, foram abertas inscrições para o segundo lote e divulgado o segundo edital, o de Fomento.

No mesmo mês foram divulgados mais dois editais: o de aquisição de obras para compor o acervo Municipal e o de premiação aos mestres da cultura popular.

Todos os editais, documentos complementares e os resultados estão disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, no menu da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Conselho Municipal de Política Cultural, ou clicando no banner da Lei Aldir Blanc na página principal do site. 

Para informações, os interessados podem procurar a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Política Cultural pelo telefone (65) 3617-1261 ou presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta, em horário comercial.