Cultura, Esporte e Lazer / COMBATE AO CORONAVÍRUS

17 de Junho de 2020 17h55

Conselho Municipal de Juventude doa 80 litros de álcool em gel

17/06/2020

CELLY SILVA

O Conselho Municipal de Juventude de Cuiabá está realizando a entrega gratuita de mais de 260 unidades de frascos de álcool em gel para a população jovem da Capital, especialmente aqueles de maior vulnerabilidade econômica. Ao todo, são 80 litros do produto, fabricado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em parceria com a Prefeitura. 

De acordo com o presidente do Conjuve, Juarez França, o público jovem é o que mais tem saído de casa nesse período de pandemia de Covid-19, seja para trabalhar, para ir ao supermercado visando preservar a saúde dos pais ou avós. “Os jovens são quem mais têm tido dificuldade de manter o isolamento social, que a gente sabe que é a principal forma de prevenção contra o coronavírus. Então, o objetivo da entrega de álcool em gel para esse público é fazer com que possam manter a higiene pessoal para se proteger. A garrafinha com 300 ml de álcool em gel dá mais praticidade porque pode ser levada na bolsa ou mochila, ou seja, o jovem estará se cuidando mesmo quando tiver que sair de casa”, explica Juarez. 

O presidente do Conselho de Juventude da capital afirma que a entrega das unidades do produto de higiene já começou e está ocorrendo de forma gradual ao longo desta semana, sendo entregue às entidades ligadas ao Conjuve. “Eles têm o cadastro das pessoas que fazem parte do seu grupo, por exemplo, o movimento negro, o movimento de mulheres. Então, eles têm mais contato com a comunidade e estão fazendo a logística de entrega”, afirma. 

Um dos beneficiados com a ação do Conselho de Juventude foi Romário Augusto Morais, 27, que é ligado ao Coletivo Jovem de Meio Ambiente. Ele avalia de forma positiva a atitude do conselho. “Eu acho fundamental o Conselho de Juventude ter essa postura de caráter preventivo, tendo o cuidado que todos os governantes deveriam ter nesse momento”, afirma.

 

O Conjuve

 

O Conselho Municipal de Juventude de Cuiabá foi criado em janeiro de 2019, por meio da Lei municipal nº 6.351. É um órgão de caráter normativo, consultivo e deliberativo por meio do qual a população jovem é representada e pode fiscalizar a Política Municipal da Juventude. O Conselho possui 20 membros, sendo 10 representantes da sociedade civil e 10 do Poder Público e está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.