/

27 de Junho de 2011 12h55

Presidente do Cuiabá Prev é homenageado com o título "Dom Aquino Corrêa" pela Câmara de Cuiabá

27/06/2011

Rosane Brandão/PMC

O presidente do Instituto Municipal da Previdência Social dos Servidores de Cuiabá - Cuiabá Prev, Ronaldo Rosa Taveira, foi homenageado na semana passada pela Câmara de Cuiabá com o título honorífico “Dom Aquino Corrêa”. Taveira recebeu a homenagem por estar entre as personalidades da sociedade cuiabana que se destacaram por meio de relevantes serviços prestados ao município.

A solenidade, que ocorreu no Plenário das Deliberações, foi presidida pelo 1º Vice Presidente da Câmara, vereador Arnaldo Penha. Segundo o vereador, a entrega dos títulos é um acontecimento muito importante para a Câmara, pois Dom Aquino Corrêa foi uma pessoa com qualidade ímpar e que é referência para muitos cuiabanos pelo caráter irretocável, e por ser uma das personalidades mais importantes do Estado de Mato Grosso, elevou o nome de Cuiabá aos grandes centros.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de autoridades cuiabanas.

Ronaldo Taveira disse se sentir honrado pela homenagem, cujo título referencia uma pessoa de grande importância política, social e religiosa para o estado. Segundo ele foi uma satisfação ter seu nome lembrado pelo vereador Everton Pop, autor da homenagem, o que demonstra ser um político observador e que não trabalha para favorecer somente amigos ou parentes, mas sim toda a sociedade cuiabana. “Fiquei muito orgulhoso e jamais esquecerei esta homenagem”.

Mesmo tendo nascido no município de Alto Araguaia (MT), Ronaldo Taveira se diz cuiabano de coração. “Tenho quatro filhos cuiabanos e adotei essa cidade para ser minha de coração”, disse Taveira, lembrando que também já foi agraciado pela Câmara de Cuiabá com o título Cidadão Cuiabano.

Conforme observou o presidente do Legislativo, vereador Júlio Pinheiro, a homenagem é um reconhecimento para as pessoas que de alguma forma contribuíram para o crescimento sócio-econômico de Cuiabá.

Na oportunidade foi apresentada uma palestra sobre a vida de Dom Aquino Corrêa, proferida por Carlos Gomes de Carvalho, membro da Academia Mato-grossense de Letras.

Alem de Ronaldo Taveira, também receberam a honraria outras 12 personalidades cuiabanas, entre eles professores, juízes, lideranças de bairros e servidores públicos, como o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens dos Santos de Oliveira; o servidor público e fundador do bairro Cohab Nova, Emanoel do Espírito Santo, professora Leila Borges Lacerda; funcionária do Pronto Socorro de Cuiabá, Marlene de Figueiredo Ourives; juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes, dentre outros cidadãos cuiabanos.

Histórico - Francisco de Aquino Correia nasceu em Cuiabá, em 2 de abril de 1885 e faleceu em São Paulo, em 22 de março de 1956. Foi governador de Mato Grosso com 32 anos. Também foi poeta e escritor e o primeiro mato-grossense a pertencer à Academia Brasileira de Letras. Tornou-se arcebispo de Cuiabá com 29 anos, sendo até hoje o mais jovem bispo do mundo.