/

04 de Novembro de 2013 11h30

Prefeitura de Cuiabá desburocratiza o sistema de previdência

04/11/2013

Evelyn Ribeiro

Servidores da Prefeitura de Cuiabá que atuam no atendimento dos Recursos Humanos (RH) ou Centro de Atendimento ao Funcionário (CAF) participaram, nesta segunda-feira (04), de uma capacitação para operar o novo sistema informatizado de perícia médica. O cadastramento de informações no “Portal da Perícia Médica” será feito apenas para servidores efetivos.

Durante o treinamento os servidores foram orientados e receberam um manual contendo os procedimentos de perícia médica, que incluem princípios, normas e condições para que a licença médica seja concedida. A parte prática também foi repassada por uma equipe do Cuiabá-Prev. A atualização de informações via internet já está sendo executada na Secretaria Municipal de Educação e deve ser iniciada nas demais secretarias a partir desta terça-feira (05).

Atualmente a equipe de perícia médica do Cuiabá-Prev conta com três médicos, psicólogo, assistente social, enfermeiros e dois auxiliares.

De acordo com o assessor jurídico do Cuiabá-Prev, Danilo Possari, um dos benefícios da informatização é tornar o processo mais ágil. “O melhor disso é ter um relacionamento direto entre perícia médica e secretarias, evitando burocracia no agendamento”.

Com estas modificações, o servidor que precisar solicitar a licença médica terá que ir ao Cuiabá-Prev apenas para perícia, já que o laudo será emitido pelo sistema. “Abandonamos o processo manual e não temos dúvidas de que o trâmite será mais tranquilo e com uma qualidade fantástica”, disse o presidente do Cuiabá-Prev, Bolanger José de Almeida.

Denise Batista Angeline é servidora efetiva no RH da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania, e conta que, com as mudanças, é possível melhorar o acompanhamento dos pedidos de licença médica. “Acredito que o sistema via internet possa contribuir no atendimento, porque facilita o controle dos laudos e compartilhamento de informações com médicos”, concluiu Denise.