Controladoria / DINÂMICA NAS ESCOLAS

22 de Novembro de 2018 09h00

SUGESTÃO DE PAUTA - Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” tem atividade de encerramento nesta sexta-feira (23)

22/11/2018

CAROLINA MIRANDA

Gustavo Duarte

Tendo como público-alvo alunos do 5º ano da rede Municipal de Ensino, o encerramento das atividades do programa “Um Por Todos e Todos por Um” realizado em 2018 será nesta sexta-feira (23), às 8h, no auditório da FEICS (Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão). Ao todo 48 unidades fizeram a adesão voluntária ao programa esse ano, sendo 3.900 crianças atendidas. As atividades vêm sendo trabalhadas na rede municipal de ensino desde 2014.

De acordo com a responsável pelo acompanhamento da execução do Programa nas escolas, Joilce Botelho Acosta, das escolas participantes, oito delas estarão presentes ao encerramento onde serão apresentados um pouco do que foi trabalhado em sala de aula no decorrer deste ano letivo. “Apresentações essas que contemplam teatros, jograis, musicais e relatos”, informou Joilce.

O programa “Um Por Todos e Todos Por Um” é uma parceria entre a Controladoria Geral da União e Secretaria Municipal de Educação, sendo a coordenação executada pela Controladoria Geral do Município. “Vale lembrar que o material é fornecido pela Controladoria Geral da União e quem acompanha a aplicação e execução do projeto é a Prefeitura, por meio da Controladoria e Secretaria de Educação”, salientou.

As atividades são baseadas em um material didático riquíssimo e interativo, que traz os populares personagens da Turma da Mônica para o convívio familiar e escolar dos pequenos, auxiliando-os a perceber o mundo que os cerca por uma ótica mais madura, otimista e responsável.

Acosta informou ainda que o programa “Um Por Todos e Todos Por Um” segundo declarações de escolas participantes tem mudado a dinâmica relacional entre os alunos da rede municipal de ensino, à medida que também trabalha em questões bem particulares, como a autoestima e a inteligência emocional. O material trabalha valores de ética e cidadania sendo desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2018. “Este programa é versátil e desperta no professor e no aluno uma criatividade enorme para adaptar as atividades conforme preferir. Com brincadeiras dinâmicas feitas em grupo, como jogo da memória e jogos de tabuleiros, o material convida todos os envolvidos a desbravar questões tão cruciais para a vida em sociedade. O trabalho foi todo desenvolvido no segundo semestre”, finalizou.

Impresso com recursos recuperados pela Operação Ararath, do Ministério Público Federal no combate à corrupção em Mato Grosso, o material didático é feito pelo Instituto Maurício de Souza em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União e a Secretaria de Estado de Educação.

 

Serviço: Encerramento atividades do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um”

Quando: 23 de novembro, 08 horas
Onde: Auditório da FEICS, Grande Templo, em Cuiabá
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3500 - Bosque da Saúde, Cuiabá – MT.