Controladoria / CONHECIMENTO

23 de Maio de 2019 16h18

Semana da Transparência é ferramenta para inserir crianças no controle social

23/05/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Plantar uma semente para que, futuramente, os bons frutos sejam colhidos. Foi com essa meta que a Prefeitura de Cuiabá deu início, nesta quinta-feira (23), a 6ª Semana da Transparência. O evento segue até o dia 30 de maio no Palácio Alencastro e conta com a participação de pelo menos 470 alunos da rede municipal de ensino da Capital. A ideia é que, com uma linguagem lúdica e de fácil compreensão, as crianças sejam, desde agora, inseridas no processo de controle social. 

Para isso, durante todo esse período, a Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz para dentro da Prefeitura, alunos de nove escolas municipais e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Todos eles aproveitarão de uma programação diversificada que envolve atividades educativas, culturais e de lazer.

“São atividades que serão desenvolvidas nos períodos matutino e vespertino. Em cada um deles, uma unidade de ensino diferente estará participando. A divisão foi uma forma encontrada para aproveitar melhor o tempo e potencializar o aprendizado. Cada uma dessas crianças, ao participarem da Semana da Transparência, têm uma oportunidade de já aprender um pouco sobre os direitos e deveres do cidadão”, explicou o controlador-geral do Município, Marcus Brito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, a Semana da Transparência é um evento que leva o conhecimento diretamente para a ponta da sociedade, preparando os alunos para o futuro. “Para nós da Educação, é extremamente satisfatório poder abrir as portas das nossas unidades para um programa que vai ajudar no desenvolvimento das nossas crianças. Isso representa o poder do saber o que é certo e errado sendo repassado para aqueles que, nos próximos anos, vão ajudar na administração da cidade”, destacou.

Palestra

Neste ano, a Semana da Transparência trouxe como novidade em sua abertura, a realização de uma palestra para 90 alunos de direito Faculdade Cândido Rondon. A conferência foi ministrada pelo procurador-geral de Contas Adjunto, do Ministério Público de Contas (MPC), William de Almeida Brito Junior, que falou sobre a atuação do MPC e a transparência na administração pública.

“Quanto mais pessoas e órgãos de controle estiverem engajados em busca do mesmo objetivo, em pouco tempo, sem dúvida, teremos um controle social mais participativo e consciente. A transparência é o caminho para fortalecer esse controle social”, salientou o procurador-geral.

A Semana da Transparência foi instituída pela Lei Municipal nº 5.853/2014 e acontece sempre no mês de aniversário da Lei de Acesso à Informação (LAI). Nesta quinta-feira, participaram da abertura alunos do CMEI Névio Lotufo e EMEB 8 de Abril.

Confira abaixo a programação: 

Data: 24 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Filogônio Corrêa

Hora: 14h às 16h30

EMEB 8 de abril

Data: 27 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Antônio Ferreira Valentim

Data: 28 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Henrique da Silva Prado

Hora: 14h às 16h30

EMEB Orzina de Amorim Soares

Data: 29 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Prof.ª Francisca Martins

Hora: 14h às 16h30

EMEB Quintino Pereira de Freitas

Data: 30 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz

Hora: 14h às 16h30

EMEB Santa Cecília