Controladoria / CAPACITAÇÃO

20 de Abril de 2018 14h35

Prefeitura orienta professores da rede municipal sobre programa Um Por Todos e Todos Por Um

20/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Ética e cidadania são duas palavras de ordem que já fazem parte da dinâmica escolar da rede municipal de ensino e nesta sexta-feira (20), a Controladoria Geral do Município (CGM) realizou sua anual capacitação para a implementação da didática do programa Um Por Todos e Todos Por Um. O encontro foi marcado pela reciclagem dos princípios básicos da iniciativa, além da troca de experiências e expertise no envolvimento dos pequenos nos preceitos que incluem a diversidade racial, o respeito às diferenças, o companheiro e a responsabilidade social.

“A riqueza desse trabalho é imensurável e permite que as nossas crianças desbravem um mundo novo, onde a sensibilidade, a mutualidade e o espírito de cidadania ditam a forma como se comportam com os coleguinhas e as atitudes no dia a dia. Com uma proposta lúdica e inovadora, o Um Por Todos se manifesta de maneira orgânica, gerando um grau de compreensão e consciência social muito maior. Com atividades que envolvem todos os alunos, a solidariedade é trabalhada ao longo de todo o ano, fazendo com que cada qual saia de sua zona de conforto e adote comportamentos novos, agindo corretamente em atitudes simples na rotina escolar, à medida que incentiva aqueles ao seu redor a seguir o mesmo exemplo. Jograis, peças teatrais e a criação de canções originais são algumas das propostas já trabalhadas pelos professores, que certamente plantaram uma semente saudável no coração e nada mente de cada um e que futuramente produzirá frutos fundamentais para a sociedade contemporânea, como compassividade, reciprocidade e o compromisso com princípios morais”, afirmou Marcos Brito, controlador-geral do Município.

Criado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Mauricio de Souza, a iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá através da Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Abrangendo 48 unidades públicas de ensino, a divertida proposta vai ao encontro do trabalho desenvolvido pelo prefeito Emanuel Pinheiro e visa promover a consciência cidadã em crianças do 5º ano, orientando-as a lidar com as diversas limitações físicas existentes no meio social, além dos fundamentos da democracia e qual o papel dos pequenos nela. A jornada pelo mundo da ética é conduzida pela famosa Turma da Mônica e traz posturas importantes, trabalhando também a autoestima dos estudantes, à medida que ensina sobre identidade, unidade apesar das diferenças e os principais aspectos que norteiam os fundamentos da moral.

Para Joilce Botelho Acosta, coordenadora do Um Por Todos e Todos por Um, o reflexos que o programa tem surtido na vida das crianças é impactante e tem servido de estímulo para que os professores perpetuem a didática com os alunos do 5º ano. “O material é simplesmente cativante, de fácil entendimento, além de ser extremamente profundo. Os alunos são moldados ao longo de todo o ano letivo, aprendendo a se tornar cidadãos coerentes, que entendam seu papel como agentes participativos, ainda que tenham pouca idade. E tudo isso naturalmente atrai o coração dos docentes, que percebem o grandioso potencial que as atividades possuem para a formação do caráter dessas crianças. Hoje reunimos profissionais que estão familiarizados com toda a proposta, mas que se sentem encorajados a novamente estar aqui, reciclando toda a dinâmica, à medida que auxiliam os novos professores com sugestões, metodologias que já funcionaram e ideias diferentes. Esse encontro nos proporciona uma experiência enriquecedora, que transbordará nas salas de aula”, concluiu.