Controladoria / CIDADANIA

13 de Março de 2020 08h05

Praça Alencastro recebe primeira edição do programa Ouvidoria na Rua

13/03/2020

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Na próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Cuiabá realiza, na Praça Alencastro, a primeira edição do programa Ouvidoria na Rua. A atividade marca a celebração do Dia nacional do Ouvidor, instituído por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Na oportunidade, a Controladoria Geral do Município (CGM) oferecerá à população uma série de ações de promoção da cidadania e aproximação do poder público ao munícipe.

O evento terá inicio às 9h e seguirá com atendimentos até as 16h30. Nesse período, as equipes das Ouvidorias da Prefeitura estarão instaladas na praça coletando demandas, reclamações, denúncias, elogios e sugestões para melhoria dos serviços públicos. Da mesma forma, o Procon Municipal estará presente ouvindo o cidadão, tirando dúvidas e distribuindo o Código de Defesa do Consumidor e cartilhas orientativas.

O programa Ouvidoria na Rua conta ainda com o engajamento de outras instituições públicas e privadas, que atuam diretamente na Capital. A estrutura montada na Praça Alencastro também contará com equipes da Ouvidoria da Câmara Municipal de Cuiabá, da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), e das concessionárias Águas Cuiabá e Energisa Mato Grosso.  

“As Ouvidorias têm um importante papel dentro dos órgãos públicos, que é o de trabalhar diretamente no acolhimento do cidadão e no controle da gestão. Sendo assim, nada mais favorável que comemorarmos essa data especial ouvindo a população. Acreditamos que essa aproximação com o cidadão é fundamental para o aperfeiçoamento das ações executadas pelo Município”, comenta o ouvidor-geral, Heitor Geraldo Reyes.  

OUVIDORIA

A Ouvidoria Geral do Município (OGM) tem por finalidade promover o exercício da cidadania, acolhendo, encaminhando e acompanhando sugestões, reclamações, denúncias, reivindicações e elogios relativos à prestação de serviços públicos municipais em geral. Ainda são de responsabilidade do órgão as representações contra o exercício negligente ou abusivo de cargos, empregos e funções do Poder Executivo Municipal.

A OGM está localizada na Avenida Mato Grosso, nº 453, e faz atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os serviços da OGM também podem ser acionados pelo telefone 0800 645 01 56 ou pelo endereço eletrônico http://ouvidoria.cuiaba.mt.gov.br/.