Controladoria / TREINAMENTO

28 de Março de 2019 09h02

Escola Transparente direciona gestores na prestação de contas

28/03/2019

BRUNO VICENTE

A Prefeitura de Cuiabá finalizou nesta semana, o treinamento de 24 novos gestores da rede municipal de ensino, visando à prestação de contas por meio do projeto Escola Transparente. A capacitação de uma semana foi ofertada pela Controladoria Geral do Município (CGM) para diretores, coordenadores e secretários das escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). 

A atividade tem como principal objetivo, tornar os gestores aptos a lançarem todas as informações escolares no Portal da Transparência do Município. Conforme o calendário, o procedimento referente ao segundo semestre de 2018 deve ser realizado até o mês de abril. Já para o primeiro semestre de 2019, o prazo se encerra em outubro deste mesmo ano. A medida possibilita que o cidadão acompanhe a aplicação dos recursos públicos.

“O Escola Transparente é uma forma eficaz de organização e controle dos investimentos voltados para a educação. Por meio dessa iniciativa, todos conseguem fiscalizar a aplicação dos recursos. É importante que o prazo para a prestação de conta seja respeitado e, por isso, a Prefeitura trabalha para facilitar esse trabalho feito pelos gestores”, explica a coordenadora do projeto, Joilce Botelho Acosta.

Para a presidente do Conselho Deliberativo de Unidade Educacional (CDUE) da creche Risoleta Neve, Erondina de Fátima Lopes de Sousa, o treinamento permite que os novos responsáveis se habituem à ferramenta, que possui grande importância na gestão das unidades. Segundo ela, a creche, situada no bairro Novo Horizonte, atende quase 130 crianças, e a execução do procedimento auxilia inserção dos pais na administração.

“Essa é a segunda vez que participo do Conselho e o que percebemos é que, ao assumirem a responsabilidade sobre uma unidade de ensino, os gestores precisam de imediato se familiarizar com esse processo. Por isso, essas informações passadas são fundamentais para a prestação de conta. E esse prestação de conta torna público aquilo temos de planejamento”, pontua Erondina.