Controladoria / PARCERIA

27 de Novembro de 2018 11h47

Dia Internacional de Combate à Corrupção será lembrado com visitas técnicas na UFMT

27/11/2018

CAROLINA MIRANDA

Tendo como principal competência zelar pela probidade administrativa do município a Controladoria Geral do Município (CGM) trabalha a fim de apurar possíveis irregularidades financeiras, a fidelidade orçamentária dos projetos e a legalidade dos atos, contratos e convênios da administração. É nesse contexto que a CGM, em parceria com a União e Estado, promove ações de mobilização popular alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 09 de dezembro.

Foram programadas visitas aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, entre os dias 04 e 05 de dezembro, a partir das 8 horas. Ao todo serão visitadas quinze turmas para uma breve explanação sobre o funcionamento do órgão. “Acreditamos que com esses trabalhos de divulgação levaremos ao maior número de pessoas informações necessárias sobre a Controladoria, seus serviços e para qual objetivo e competência foi criada”, destacou a diretora de Transparência da Controladoria Geral do Município, Luana Kahara.   

"A nossa ideia ao planejar esse evento foi a de levar informações aos acadêmicos sobre o papel da Controladoria, pois quando se fala em combate a corrupção logo vem a mente órgãos como Ministério Público ou Polícia Federal, e queremos divulgar a sociedade o importante trabalho que as controladorias executam, diariamente, em apurar as possíveis irregularidades na administração pública", disse a diretora.

Luana destaca ainda que uma gestão responsável se preocupa com a qualidade e probidade de suas ações e a Controladoria atua neste sentido, com procedimentos internos que certifiquem que todas as engrenagens estão operando em conformidade.

A diretora explica ainda que o controle interno tem por objetivo verificar a existência de conformidade das ações com os padrões estabelecidos ou resultados esperados como determinam a legislação e normas. É por meio dele que se faz possível a melhora da organização da entidade, reduzindo a incidência de erros e evita ainda a prática de fraudes.

“Com esse controle das atividades internas da Prefeitura é possível garantir não só a eficácia, mas como também a eficiência dos processos de trabalho e cumprimento dos objetivos institucionais. A transparência pública é um dos atributos imprescindíveis deste nosso trabalho, pois é a garantia ao cidadão de que ele possui acesso livre à Prefeitura e não só pode, como deve acompanhar a forma como os seus recursos são investidos na cidade”, finalizou Luana.