Controladoria / GASTOS EMERGENCIAIS

31 de Julho de 2020 12h04

Cuiabá apresenta evolução constante em ranking do portal Transparência Internacional

31/07/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O portal Transparência Internacional apresentou nesta sexta-feira (31) um novo ranking sobre a divulgação de dados relativos às contratações emergenciais da Covid-19 feitos pelos Estados e Capitais brasileiras. Essa é a terceira análise realizada pela organização, de maio a julho deste ano, na qual Cuiabá é avaliada como “Bom”, dentro de uma classificação que abrange os índices: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo. 

Neste último levantamento, que engloba o período de coleta de 20 a 23 de julho, a capital mato-grossense recebeu a nota 79,7, seguindo uma escala que vai de 0 a 100. Chama a atenção a constante evolução apresentada por Cuiabá dentro do ranking. Na primeira avaliação, feita em maio, recebeu uma pontuação de 48,1. Em junho, saltou para 60,7. Agora, com um aumento de 19 pontos, chegou aos 79, 7. 

“Esse crescimento constante atesta o trabalho que estamos fazendo para garantir a transparência nas nossas ações. Levamos sempre em consideração as orientações dos órgãos de controle e atuamos para melhorar cada dia mais nesse quesito. Publicamos todos os documentos dentro do prazo legal estabelecido, garantindo sempre ao cidadão o seu direito de acompanhar de perto a aplicação do seu dinheiro”, argumenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

O avanço contínuo dentro da área de transparência pública é fruto do trabalho que aperfeiçoamento buscado pelo Município na divulgação das informações ligadas aos recursos aplicados no enfrentamento da Covid-19. Assim como já vinha acontecendo antes da pandemia, a Prefeitura de Cuiabá segue trabalhando para fortalecer as ferramentas de controle interno, externo e social, facilitando o acesso aos dados da administração pública. 

O principal instrumento que garante à população, organizações, imprensa e órgãos de controle esse acompanhamento é o Portal da Transparência. Para facilitar essa ação voltada para os gastos emergências feitos na pandemia, foi criado uma nova função dentro do sistema eletrônico, chamado de “Painel Covid-19”. Nele, é possível consultar, de forma prática, todos os contratos emergenciais firmados pelo Executivo. 

“Além disso, por meio da Portaria nº 01/2020, também criamos um grupo de trabalho voltado, exclusivamente, para a fiscalização e acompanhamento dos processos de compras no período de combate ao novo coronavírus. Essa comissão é formada por três servidores municipais e coordenada pela Controladoria Geral do Município”, completa Pinheiro. 

Confira o ranking completo clicando aqui