Controladoria / TRANSPARÊNCIA

04 de Maio de 2018 15h37

Crianças da rede municipal aprendem novas lições em visita ao Palácio Alencastro

04/05/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Davi Valle

Arquivo

As crianças do 4º ano da EMEB Floriano Bocheneki tiveram a oportunidade de se aventurar pelas estruturas do Palácio Alencastro, durante uma visita feita nesta sexta-feira (04). Como parte da 5ª Semana da Transparência, o passeio foi marcado por novas lições a respeito do funcionamento administrativo do município, além de contar com atividades lúdicas envolvendo áreas como a mobilidade urbana, combate ao aedes aegypti e cuidados com animais domésticos.

A visita ao poder público seguiu uma didática bem ilustrativa, para que os pequenos pudessem viver na pele a experiência de gerenciar a Prefeitura de Cuiabá. Isso incluiu a escolha de um mini prefeito/vice-prefeito por um dia, bem como a seleção dos secretários mirins. Além de assumirem a gestão municipal, os alunos também foram convocados a assumirem o posto de patrulheiros da Transparência, recebendo uma simbólica insígnia.

“Para que todas as atividades reverberem na vida dessas crianças a longo prazo, é importante que elas se tornem parte do processo que engloba a administração pública. E para que eles tenham o entendimento macro dos efeitos da corrupção, é fundamental afunilarmos nossas lições, abordando assuntos que estejam diretamente vinculados ao seu dia a dia, como furar fila, colar na prova, enganar o coleguinha e maltratar cães e gatos. A partir disso, fazemos um paralelo com crimes reais que envolvem um poder público, ajudando-os a perceber a gravidade de pequenos atos corruptos quando são perpetuados em vez de serem coibidos. Ao incubirmos nossos estudantes com o distintivo da Patrulha da Transparência, eles acabam se sentindo não apenas importantes, mas também responsáveis por cuidar da nossa Capital”, afirmou Luana Kahara, diretora de Transparência do município.

A experiência única também tem um efeito especial para a professora Rosangela Coelho, que participa da Semana pelo segundo ano consecutivo. Admirada com o trabalho feito pela Controladoria Geral do Município, ela refletiu sobre o grau de profundidade que a visita tem na vida dos novos patrulheiros da Transparência.

“Tantas coisas são ensinadas em sala de aula e quando as crianças têm a oportunidade de absorver as mesmas lições por uma ótica ainda mais palpável, elas acabam relembrando os ensinamentos passados na escola, gerando uma nova associação bem mais marcante. Essa dinâmica acaba sendo também um diferencial na formação escolar dos alunos, à medida que ajuda a moldar os conceitos da ética e da cidadania, que os acompanharão pelo resto de suas vidas”, disse.

Para a pequena prefeita do dia, Gabriela Rafalski, 9, a brincadeira trouxe lições importantes sobre como cuidar da cidade. “Adorei conhecer a Prefeitura e não sabia que dava tanto trabalho fazer as coisas funcionarem direito. Hoje aprendi como posso ajudar Cuiabá a crescer ainda mais e quero compartilhar com meus colegas e com a minha família tudo que vi hoje. Nunca pensei que poderia ser prefeita um dia e gostei muito de poder participar de tudo”, concluiu esboçando um sorriso.