Controladoria / SEMANA DA TRANSPARÊNCIA

07 de Maio de 2018 17h00

Crianças da escola Adventista aprendem lições sobre cidadania na presença do prefeito Emanuel Pinheiro

07/05/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

As crianças da escola particular Adventista tiveram a oportunidade de receber lições valiosas sobre consciência cidadã, além de conhecer o prefeito Emanuel Pinheiro e seu ambiente de trabalho. Ao longo da tarde desta segunda-feira (07), os alunos aprenderam sobre o funcionamento da administração pública com a equipe da Semana da Transparência, descobrindo também seu papel como agentes sociais participativos.

“Nós temos investido na transparência pública, envolvendo cada vez mais as crianças, por sabermos que o futuro da nossa Cuiabá está nas mãos delas. A dinâmica da tradicional Semana da Transparência exerce esse papel com maestria, aproximando os pequenos do extenso trabalho que fazemos, por meio de uma ótica lúdica e dinâmica. É importante que os mais jovens desenvolvam um interesse em cuidar da cidade onde moram e são propostas vanguardistas como estas que preparam os alunos para além das disciplinas ensinadas em sala de aula, contribuindo também para a formação de cada qual como um cidadão que não apenas pode, como deve fazer a diferença dentro e fora da escola”, afirmou o chefe do Executivo.

A visita dos alunos da Escola Adventista também foi marcada pelo ineditismo, sendo a instituição a primeira particular a participar da Semana. Para a professora do quarto ano, Cláudia França, a experiência foi realmente valiosa e reforça a importância de ir além dos conteúdos ministrados em classe. A regente da turma ainda refletiu sobre a forma como os ensinamentos reverberam na vida das crianças, causando um impacto duradouro.

“O aprendizado é grandioso, principalmente por se tratar de uma aula de campo inédita para os alunos. Esta é a primeira vez que eles têm a oportunidade de conhecer um poder público e estar dentro da Prefeitura proporciona uma série de sentimentos ímpares. Naturalmente essa aula já marca suas vidas. Aliado a isso, temos essas lições sobre honestidade, integridade moral e ética, que geram um outro tipo de impacto, que eu creio que os acompanhará pelo resto da vida. Indo mais além, tudo isso apresentado nesta tarde converge com os assuntos que temos levado nas aulas de História, servindo como um complemento do que trabalhamos diariamente. Somos gratos pelo convite feito à nossa escola e mais ainda por sermos a primeira unidade particular a ser contemplada com uma temática tão rica e fundamental para a sociedade contemporânea”, compartilhou a professora.

Para as crianças, os ensinamentos são absorvidos com leveza e facilidade, graças ao teor lúdico da didática. Por meio de palestras, demonstrações, palhaçaria e brincadeiras divertidas, assuntos como a Lei de Acesso à Informação, os perigos do Aedes aegypti, leis de trânsito e os cuidados com os animais domésticos são percebidos com naturalidade e tranquilidade. Para a pequena Joyce Raquel Mendes, 9, o dia foi marcado por muitas novidades.

“Adorei o passeio pela Prefeitura e o prefeito é bem legal, conversou com todo mundo. As brincadeiras que fizemos hoje foram bem divertidas e as palhaças são engraçadas. Foi um dia muito especial e aprendi que devemos cuidar da nossa cidade, tratar os colegas com educação, carinho e ter bom comportamento. Não vou me esquecer disso”, revelou sorrindo.

 

Ineditismo

A 5ª edição da Semana da Transparência também contou com outra novidade, estendendo a participação para os pequenos filhos dos servidores da Prefeitura de Cuiabá. Na manhã desta segunda-feira (07), 25 crianças puderam desfrutar da mesma dinâmica lúdica, além de conhecer o ambiente de trabalho dos pais.

Para o chefe de gabinete, Domingos Ribeiro, a iniciativa foi valiosa por proporcionar um momento único para os filhos dos servidores. “É algo incomum e atípico, além de despertar uma curiosidade nas crianças que sempre quiseram conhecer o lugar onde o papai ou a mamãe passam o dia. Minha filha estava bem animada e me lembrava todos os dias tamanha a ansiedade para a chegada”, disse.

Pietra, 5, compartilhou que a visita valeu a pena. “O passeio foi bem legal, estava bem ansiosa e animada para chegar esse dia. Aprendi sobre as leis de trânsito e sobre como devemos cuidar dos animais, pois eles precisam de carinho como as pessoas e não podem ser maltratados”, concluiu a filha de Ribeiro.