Controladoria / COMBATE À CORRUPÇÃO

18 de Novembro de 2019 18h05

Controladoria Geral ministrará palestras para alunos de duas faculdades

18/11/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Como parte do trabalho de inserção da população no processo de controle social, a Prefeitura de Cuiabá promove nos dias 22 e 28 e novembro três palestras para alunos da Faculdade FAIPE e Faculdade Cuiabá (FAUC). A ação é feita por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE), e tem como tema “As Ferramentas de Combate à Corrupção”.

As atividades estão divididas em etapas. A primeira data está reservada para os estudantes do curso de Direito da FAIPE. O evento acontecerá na própria instituição, com turmas divididas no período matutino e noturno. A programação segue no dia 28 atendendo, desta vez, os alunos de Administração e Direito da FAUC, no período noturno, também na sede da unidade educacional.

“Esse trabalho faz parte da determinação dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro para aproximarmos a Prefeitura de Cuiabá da população. É um processo contínuo dentro da nossa gestão que estamos fortalecendo. Acreditamos que o cidadão tem um papel fundamental dentro do controle das contas públicas e, por isso, é importante o manter informado sobre o assunto”, explica o controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa.

As palestras são realizadas dentro do cronograma de ações a 2ª Semana Municipal de Combate à Corrupção, instituída em Cuiabá por meio da Lei nº 6.197, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em agosto de 2017. Aos alunos das duas instituições, a equipe na CGM terá a missão de abordar todos os assuntos relacionados ao Portal da Transparência do Município.

“A Prefeitura lançou no início deste ano um novo portal. Com o objetivo de os pilares dos controles interno, externo e social, conseguimos deixar a plataforma com uma linguagem de fácil entendimento e seu menu de opções mais interativo. Isso é  fundamental para manter nossa Capital entre as mais bem avaliadas do Brasil no quesito Transparência”, comenta a coordenadora de Transparência Ativa, Joilce Botelho Acosta.