Controladoria / 5° CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO

09 de Agosto de 2019 15h00

Alunos da rede municipal são premiados no 5° Concurso de Desenho e Redação

09/08/2019

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Os 22 alunos da rede municipal de ensino que tiveram seus desenhos e redação escolhidos para representar as unidades educacionais, participaram nesta quinta-feira (08), da solenidade de premiação do 5º Concurso de Desenho e Redação. Os três primeiros colocados de todas as categorias receberam bicicletas, tablets e mine games portáteis.  

Além dos alunos o concurso possibilitou aos professores e as escolas prêmios de destaque como o título de Escola Cidadã atribuído as instituições que montaram um Plano de Mobilização, desenvolvendo estratégias de incentivo ao debate sobre o tema entre os estudantes. 

Para este ano, o tema central abordado nos trabalhos foi “Se você fosse prefeito, o que faria para o seu bairro?”. 
Sob a coordenação da Controladoria Geral do Município (CGM), o concurso foi iniciado em abril e contou com o envolvimento de 6.174 alunos e 182 professores da rede municipal de educação.

Direcionado para os estudantes do 1º ao 9º ano, o evento buscou despertar o interesse por assuntos ligados à área de ética, cidadania e controle social. No total, foram produzidos 4.905 desenhos e 618 redações.

Representando a Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Larissa de Souza Alvim explicou aos alunos a importância do concurso no ponto de vista social.

“Com esse concurso, todos nós ganhamos, o aluno ganha prêmio, os professores que tem uma tarefa árdua em sala de aula, mas que insistem em plantar boa semente por nosso país são presenteados, as escolas, enfim todo o contexto é agraciado, porque o objetivo deste concurso é a prevenção a corrupção e quando envolvemos todos esses personagens acerca de um tema, espalhamos o conhecimento”, disse. 

Acreditarmos que a educação é a melhor ferramenta de transformação social, e que a reflexão e debate dos temas relacionados ao controle social e cidadania nos ambientes educacionais podem transformar nossa comunidade, criando uma geração de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.

Para o controlar-geral, Marcus Brito os professores tem um papel fundamental nesse projeto, e contribuem significativamente com a evolução do concurso ao longo dos anos.

“Esse projeto tem a função de cuidar das crianças de forma a despertar nelas o senso crítico para as demandas a sua volta. É interessante como ao longo dos anos, o concurso tem evoluído em termos de desenho e redação”, explicou.

Brito ainda adiantou que solicitou um relatório para que a CGM indique os ganhadores e suas respectivas propostas de melhorias em seu bairro para que o prefeito faça as escolhas e as concretize dentro das possibilidades de seu orçamento.

Em sua 5° edição o Concurso de Desenho e Redação é fruto de uma atuação dedicada de toda equipe de organização, para conseguir cumprir as metas que o prefeito Emanuel Pinheiro tem proposto, uma delas é a parceria entre as secretarias que possibilitam ampliação dos projetos.

“Todas essas ações somam com o trabalho que as escolas já realizam, são demandas que a sociedade nos exige. Por esse motivo, a secretaria de Educação abraça esse projeto porque sabe que a escola é o espaço que muitos desses jovens tem para frequentar, e nada melhor que usar esse espaço para abordar princípios éticos da honestidade e de cidadania”, disse Jane Regina Costa, coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação.

O aluno, Victor Gabriel Pires Nunes, 1° colocado da EMEB Professor Carlos Alberto Reyes acredita que se fosse prefeito melhoraria a qualidade de vida do seu bairro com lazer.

“Fiz um desenho com uma praça, campo de futebol, clube, um shopping, lago e uma procuradoria. Se eu fosse prefeito eu olharia para minha escola, aumentaria o número de vagas”, disse.

“Na minha redação eu falei sobre a violência no meu bairro, se fosse prefeita eu investiria em segurança, com viaturas e monitoramento para diminuir os assaltos”, relatou Heviely Vitória Florentino da Silva.

CONCURSO

O Concurso de Desenho e Redação da Prefeitura de Cuiabá, criado pela Controladoria Geral do Município, foi idealizado para despertar nas crianças a conscientização e dever de ajudar a gestão pública por meio do Controle Social. Por isso, através de desenhos e redações, a Controladoria incentiva os trabalhos sobre temas voltados à ética, transparência e cidadania.

Em 2019, com o tema “Se você fosse Prefeito, o que faria pelo seu bairro?”, a 5° edição do Concurso de Desenho e Redação tem por objetivo estimular o processo educativo em que os responsáveis levam os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante da sua comunidade e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma Comissão Julgadora composta de pedagogas, artistas plásticos e Assessoras técnicas da SME.

A importância do evento não se dá apenas pelo valor do prêmio recebido, mas principalmente pela relevância na mobilização da escola, professores, diretores, e até familiares sobre um assunto que diz respeito a todos os cidadãos cuiabanos as atribuições de um prefeito.

Confira anexo lista de ganhadores.