Controladoria / CONTROLE SOCIAL

04 de Maio de 2018 11h57

5ª Semana da Transparência abre atividades com temática cidadã e atividades lúdicas

04/05/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Davi Valle

Arquivo

A tradicional Semana da Transparência abriu as atividades da sua 5ª edição nesta sexta-feira (04), trazendo diversos assuntos ligados à formação da consciência cidadã, através de atividades diversas envolvendo crianças e universitários. Realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), o evento - que contou com apresentações culturais em sua abertura - é marcado por uma extensa programação interativa, que apresenta de forma lúdica o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, além de tratar sobre mobilidade urbana, prevenção contra o mosquito aedes aegypti e consciência animal. Se estendendo até a próxima quinta-feira (10), a iniciativa deve receber quase 800 participantes, entre crianças da rede municipal, estadual e particular de ensino, bem como filhos de servidores e acadêmicos.

“Como cidadãos ativos, é importante nos envolvermos na dinâmica desenvolvida pela Prefeitura, buscando acompanhar os serviços e a respectiva qualidade deles, bem como a forma como o município administra os recursos oriundos da própria população. A Semana da Transparência entende o poder que a informação possui no meio social e busca anualmente trazer mais crianças e jovens para perto desta missão, que consiste em construir uma Cuiabá cada vez mais desenvolvida. A consciência cidadã é a peça fundamental para o crescimento da nossa cidade, pois cremos que ela permite que os contribuintes se comprometam e façam parte do trabalho desenvolvido por qualquer poder público. E ao trazermos esse assunto em uma linguagem divertida e atraente, sabemos que as lições ensinadas causarão um impacto muito maior. Nossas crianças são as responsáveis pelo futuro da nossa capital e para que ele esteja assegurado e seja promissor, precisamos investir na educação e na consolidação de princípios que jamais se percam”, afirmou Marcus Brito, controlador-geral do Município.

O dinamismo da Semana da Transparência, aliado a um conteúdo genuinamente rico, é o grande destaque do trabalho desenvolvido pela CGM. Para o secretário municipal de Educação, Alex Vieira, o futuro se planeja com atitudes empregadas no presente e iniciativas como esta promovem não apenas a Lei de Acesso à Informação, como também aproxima ainda mais o cidadão do município, ao mostrar os caminhos para acompanhar todas as ações, investimentos, despesas e gastos do poder público de maneira clara, direta e honesta.

“O Portal da Transparência é essa ferramenta fiscalizatória poderosa, que apresenta com clareza todo o demonstrativo da Prefeitura, dando pleno acesso a quem deseja. E esta Semana é uma extensão do imensurável valor que a informação pública possui. É por isso que envolvemos as crianças nesse processo, pois cremos que quanto antes essa riqueza for ensinada, mais frutos colheremos no futuro. Para que tenhamos cidadãos corretos, que trabalham em prol da probidade administrativa e atuem no combate da corrupção, precisamos moldá-los ainda na pouca idade. E ao trazermos um conteúdo tão vasto em um formato compacto e diferente, possibilitamos que esta mensagem cause um impacto maior, desenvolvendo um nível de consciência ainda mais maduro e responsável. É uma pequena semente plantada que naturalmente florescerá, graças ao excelente trabalho dos profissionais da CGM”, pontuou o gestor.

Trabalhar nessa construção de uma nova metanoia social é o que fará com que não apenas o combate à corrupção seja eficaz, definindo também que tipo de profissionais, gestores públicos e líderes comunitários teremos no Brasil. De acordo com o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, é esta a perspectiva que cada cidadão precisa ter, dimensionando qual o seu papel como agente ativo na sociedade.

“A punição dos crimes cometidos precisa ser levada a sério e perpetuada, mas são ações como essas que evitam que tal ilegalidades sejam praticadas, tanto em âmbito privado como público. A Semana da Transparência tem uma proposta ousada de desconstruir alguns hábitos ruins empregados há muito tempo no nosso país e seus reflexos já têm sido percebidos nas comunidades escolares que foram contempladas nos anos anteriores. Sabemos que esses resultados serão ainda maiores, à medida que o alcance da iniciativa ganha novas proporções”, concluiu.

Participaram também da solenidade o auditor Federal de Finanças e Controle e Superintendente Substituto da Controladoria Geral da União, Alex Campos; o diretor do Hospital São Benedito, Oseas Machado; além dos vereadores Paulo Araújo e Dr. Washington Miguel Peres Mansur.