Controladoria / CONTROLE SOCIAL

12 de Julho de 2018 16h00

5º Concurso de Desenho e Redação vai explorar os princípios éticos da honestidade

12/07/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

A 5ª edição do Concurso de Desenho e Redação vai explorar a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino, a partir da abordagem dos princípios éticos da honestidade, ainda na pouca idade. Realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), a iniciativa terá como tema ‘Ser Honesto é Legal’ e visa motivar os pequenos a usarem seus dons artísticos e pensamento crítico para expressar o valor de condutas sociais morais. Trazendo uma temática global para o seio escolar, o objetivo é permitir que os estudantes exerçam a cidadania o quanto antes, assumindo o papel de agentes pensantes que compreendem o impacto de suas atitudes em diversas escalas.

“Todos os anos instigamos nossas crianças da rede pública a descobrirem seus dons por meio de atividades que trabalhem também os conceitos cruciais da vida em sociedade. Com uma proposta lúdica e interativa, o concurso promove uma competitividade saudável, focando na compreensão de mundo e no amadurecimento de cada criança, a partir das lições que ensinamos. Mesmo sendo ainda pequenos, cada um desses alunos possui um papel fundamental para o futuro da nossa cidade e queremos que eles saibam o quão são valiosos, para que entendam que honestidade, respeito às diferenças e mutualidade são práticas que precisam fazer parte de suas rotinas, ainda que elas se limitem à escola e à casa. Essa iniciativa ainda traz a rede de ensino, os estudantes e suas respectivas famílias para mais perto da gestão pública, caminhando na direção dos princípios municipais estabelecidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro”, afirmou Marcus Brito, controlador-geral do Município.

Com suas inscrições já abertas, o prazo para a publicação dos trabalhos no sistema interno do evento vai até 11 de outubro e o concurso é destinado apenas para alunos do 1° ao 9° ano. As modalidades são distribuídas de acordo com as faixas etárias apropriadas, com a categoria de Desenho sendo destinada para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino da rede pública. Em se tratando da Redação, o gênero é voltado para estudantes do 6° ao 9° ano, sob a mesma regularidade de frequência escolar. A 5ª edição ainda conta com o prêmio Escola Cidadã, que consagra as três melhores unidades de ensino - cujas atividades de sensibilização e mobilização geral sobre o tema anual atingiram o maior êxito, considerando a criatividade, autenticidade e dinamismo.

Para Luana Kahara, diretora de Transparência do município, a competição já se tornou parte do cronograma escolar da rede municipal, com professores que entendem que muito mais que formas bons alunos, é papel do ensino consolidar cidadãos de bem. “Controle social é envolver a população na dinâmica do serviço prestado pelos órgãos públicos, transformando-os em agentes fiscalizatórios participativos. E assim como a Semana da Transparência já o faz, o Concurso de Desenho e Redação segue a mesma linha de atuação, usando o ludismo como a ferramenta ideal para conduzir nossos pequenos a uma consciência cidadã profunda. Novamente reforçamos que quanto antes enraizarmos estes princípios éticos, mais homens e mulheres honestos teremos no futuro. Essa iniciativa planta uma semente no presente que vai produzir frutos em longo prazo e indo mais além, é também uma oportunidade para que as habilidades cognitivas e artísticas das crianças sejam afloradas”, concluiu.

O resultado do concurso será publicado em 07 de novembro, no site e-eventos, mesmo portal destinado para as inscrições. A premiação vai contemplar os três primeiros colocados nas duas categorias, referentes ao seu respectivo ano de escolaridade. Na modalidade de Desenho, as premiações serão uma bicicleta Aro 20 Cross, um tablet e um mini game portátil (1º, 2º e 3º, respectivamente). Quanto à Redação, as bonificações incluem uma bicicleta Aro 26 com marcha, um tablet e um mini game - seguindo a mesma ordem de condecoração. Em se tratando da Escola Cidadã, as três unidades vencedoras serão agraciadas com uma Impressora Multifuncional Epson L 380, uma Caixa de Som Amplificada com 590 SD USB e uma Perfuradora Espiramática (1º, 2º e 3º colocados, respectivamente). Além disso, todos os contemplados receberão um certificado emitido pela Prefeitura de Cuiabá.

A entrega da premiação acontecerá no dia 08 de novembro, às 14h, no Palácio Alencastro.

Clique aqui  para efetuar a inscrição.