Educação / SEGURANÇA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS

11 de Dezembro de 2023 14h14

Gestão Emanuel Pinheiro reforça segurança nas unidades da rede pública municipal de educação com câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT

11/12/2023

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

As 170 unidades educacionais da rede pública Municipal de Cuiabá vão receber câmaras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT. A ação é parte das medidas previstas no Decreto 9.605, de abril deste ano, do Prefeito Emanuel Pinheiro, que estabelece medidas de prevenção e combate à violência nas escolas municipais. A cooperação envolve a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e as Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Educação. O aparato tecnológico será instalado em pontos estratégicos nas unidades educacionais, para combater a criminalidade e trazer mais segurança para a comunidade escolar. 

A Secretaria Municipal de Educação recebeu os equipamentos na última quinta-feira (7). Foram entregues 99 câmaras fixas e dos modelos speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos), quatro nobreaks, quatro swich e quatro armários, de um total 300 equipamentos que serão entregues em três etapas. 

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado ressaltou que “essas ações fortalecem ainda mais a segurança dos estudantes no ambiente escolar. Esta gestão tem o compromisso e o cuidado de manter o ambiente escolar adequado para uma aprendizagem equânime”. 

As imagens capturadas pelas câmeras são encaminhadas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e podem ser acessadas por meio de celular e computador. Os equipamentos são fornecidos gratuitamente aos entes públicos ou outros interessados cabendo a eles os custos da instalação e manutenção.

“O monitoramento das unidades educacionais por meio de rondas policiais e de vigilância eletrônica, e a implementação de ações voltadas ao combate à violência, garantem a segurança no ambiente escolar e a plena cidadania dos nossos estudantes e profissionais da Educação”, salientou a secretária-adjunta Débora Marques Vilar. 

O assessor técnico do CIOSP, Subtenente Leandro Alves, destacou importância dos novos equipamentos para as escolas municipais de Cuiabá. “Com essa entrega demos um importante passo para melhoria da segurança da comunidade escolar, ou seja, dos alunos, professores, servidores e todos aqueles que frequentam o ambiente e o entorno das escolas”, assinalou ele. 

O monitoramento, observou o Subtenente Leandro, também leva tranquilidade às famílias, especialmente aos pais dos estudantes que permanentemente estão preocupados com a segurança de seus filhos.

Leandro lembra que o Vigia Mais MT oferece aos municípios e outros parceiros o que há de mais moderno e seguro em videomonitoramento, com câmeras com qualidade de imagens, capacidade de identificação de pessoas e caracteres, entre outros, trazendo para a população a sensação de segurança.