/ 6ª EDIÇÃO

06 de Dezembro de 2023 09h05

Pedal da Semob arrecada duas toneladas de alimentos que serão destinados a instituições filantrópicas e famílias em vulnerabilidade

06/12/2023

MÁRCIA MARTINS

Assessoria

O maior e mais tradicional evento de bike de Cuiabá, realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reuniu mais de 600 ciclistas no último domingo (3). O 6º Pedal Ecológico saiu da frente do Shopping Estação e teve como destino o Distrito de Nossa Senhora da Guia (um percurso de 32 quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas). No total, duas  toneladas em alimentos serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e do Distrito da Guia.

Os alimentos ainda serão destinados à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e à  Associação Voltada para Generosidade, Amor e Solidariedade (AVOGAS), que inclusive vai receber doações pela segunda vez consecutiva.

Para que o evento acontecesse, a Semob contou com os patrocínios de várias empresas privadas, entre elas a Ciclo Machado (em Cuiabá e Várzea Grande), Martins Variedades (em Cuiabá e Várzea Grande) e Nilson Cortinas, no bairro Santa Rosa em Cuiabá.

Desta vez, 50 brindes foram doados para serem sorteados entre os ciclistas, sendo quatro deles bikes profissionais – doadas por lojas parceiras. Inclusive, a 4ª bike foi doada pelo Viveiros Mato Grosso.

A 6ª edição ainda contou com o apoio do Batalhão de Trânsito. E os participantes puderam usufruir de vários pontos de hidratação, café da manhã e almoço festivo com comidas típicas da terra.

A coordenação ressaltou que, mais uma vez, a iniciativa de inclusão social, que reúne pessoas de todas as classes sociais e idades, se superou e bateu recorde em arrecadação de alimentos, adrenalina, alegria e superação.

"Fizemos uma rota inédita, uma região pouco explorada pelo cicloturismo, onde conseguimos chegar pela centenária Ponte de Ferro da Guia, que foi reformada para o evento. Nossa meta é melhorar cada vez mais, pois esse projeto, criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, tem duas finalidades: ajudar o próximo e fazer com que a população pratique esporte", disse o coordenador, Raimundo Ribeiro.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, reforça que tanto no Pedal Ecológico quanto nos pedais que são realizados todas as terças-feiras, com saída da Orla do Porto, a população encontra segurança, diversão e bem-estar. "São locais onde as pessoas podem fazer novas amizades e cuidar da mente e do corpo", comenta.

Vale lembrar que são duas edições por ano. Nas seis edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas mais de 10 toneladas de alimentos que foram doadas a comunidades como Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa São Vicente de Paula e Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto, entre outras.

A cada edição, cerca de 500 ciclistas participam. Nestes três anos de realizações consecutivas, mais de quatro pessoas já participaram.

Para mais detalhes, siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba.