/ REUNIÃO DE TRABALHO

29 de Novembro de 2023 18h00

Educação e Energisa discutem estratégias para resolver demandas das unidades educacionais

29/11/2023

MARIA BARBANT

Assessoria

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado recebeu nesta quarta-feira (29), técnicos da Energisa que procuraram o órgão para discutir estratégias de atendimento das necessidades, em especial as relacionadas as instabilidades no fornecimento de energia para as unidades da rede pública municipal, sede e outros setores da educação.

Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação protocolou 22 solicitações, sendo seis delas urgentes, visando o aumento de carga, aprovação de projetos, falta de energia, vistorias, ligações e orçamento de obras para aumento de carga instalada nas unidades atendidas pelo Programa Climatizar é Humanizar.

O engenheiro eletricista Sidney Afonso disse que com as ondas de calor as unidades escolares estão com pleno funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, exigindo maior consumo de energia. “Todavia, enfrentamos limitações de diversas naturezas, como subtensão na rede de distribuição, princípios de incêndios nos medidores de energia, necessidade de melhoria na rede de distribuição para aumento de carga exigindo melhoria de rede, entre outros. Assim, a aproximação da concessionária com a realidade da Secretaria Municipal de Educação é crucial para sanar estes problemas de forma efetiva, auxiliando em uma melhor prestação de serviço à comunidade escolar”, disse Sidney Afonso.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado avaliou como positiva a reunião de trabalho. “Estabelecemos canais diretos de comunicação a fim de que possamos resolver efetivamente as demandas da Secretaria Municipal de Educação e, proporcionar a comunidade escolar um conforto maior, diante das altas temperaturas, nos ambientes escolares”, salientou.

Na reunião, o gerente de Construção e Manutenção da empresa, Marcelo Pazoti disse que a empresa procurou a Secretaria Municipal de Educação para entender melhor as demandas da pasta e buscar formas de atender o órgão.  “Estamos estabelecendo canais de comunicação  para priorizarmos, com todo o cuidado, as obras apontadas como fundamentais pela Secretaria Municipal de Educação. Esse diálogo foi muito importante para explicar e entender demandas da empresa e da secretaria", destacou o gerente de Construção e Manutenção da empresa, Marcelo Pazoti.

Programa Climatizar é Humanizar

O Programa Climatizar é Humanizar criado pela gestão Emanuel Pinheiro já beneficiou 164 das 170 unidades da rede pública municipal de educação e a meta é climatizar 100% das unidades, até o final de 2024.