/ ALERTA

19 de Janeiro de 2023 16h09

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas em Cuiabá

19/01/2023

JULIA MILHOMEM

Luiz Alves

A Defesa Civil de Cuiabá emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas e contínuas a partir de hoje (19)  até a sexta-feira (20), na capital, com acúmulo de 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos que podem chegar a 60km/h.

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, pede atenção dos moradores, principalmente quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva. Ele destaca que esses temporais são comuns no verão e as tempestades são caracterizadas por fortes ventos e intensa precipitação e podem vir acompanhadas de raios e trovoadas.

“Na iminência de uma tempestade, o ideal é buscar abrigo em locais fechados, como casas e edifícios. Se estiver em áreas abertas, como piscina, estacionamentos ou campo de futebol, saia imediatamente, mantendo distância de objetos altos e isolados como árvores, postes e outros artefatos metálicos grandes e expostos, pois há risco de queda e descargas elétricas. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil”, afirma.

Zanetti ainda destaca que as pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.