/ PPP

09 de Janeiro de 2023 09h05

Obras de requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil terão início em julho deste ano; confira o cronograma completo

09/01/2023

NATHANY GOMES

Assessoria

As obras de requalificação de um dos mais tradicionais polos gastronômicos da capital, o Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado nas intermediações do Centro Histórico, já possuem datas definidas para terem início. Conforme o cronograma apresentado pela empresa vencedora da Parceria Público Privada (PPP), o Consórcio C.S, as primeiras ações  serão realizadas  em julho deste ano, por meio da demolição das estruturas atuais. 

Em funcionamento desde a década de 60, está é a primeira vez que o local passará por restauração, idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, e terá investimento privado no valor de R$ 120 milhões, beneficiando também, outros setores da cidade, como por exemplo, a requalificação das vias em seu entorno, criação de espaços adequados para o tráfego de pedestres, modernização do mobiliário urbano e implantação do estacionamento inteligente, modelo que se transformou em vitrine para as demais cidades brasileiras. 

A nova estrutura do centro comercial abrange a instalação de mais de 180 lojas, ampla praça de alimentação, quiosques e ambientes climatizados. Após o término dessa primeira etapa, o planejamento evoluirá para realização dos trabalhos, previstos para ocorrerem já em setembro deste ano. Já a inauguração para 2025. 

O prefeito Emanuel Pinheiro, afirmou que o resgate e valorização da história e origem do povo cuiabano sempre foi umas das ideologias defendidas em sua administração desde o primeiro mandato, em 2017, e, que agora, se converterá em legado para as futuras gerações, graças a ações como esta. "Sou cuiabano nato, criado em na minha terra natal Hoje tenho a honra de ser prefeito da cidade em que nasci. Diante dessa oportunidade, não poderia agir de maneira diferente, lutando e defendendo os direitos dessa gente que é minha também. Muitos se passaram e nada foi feito. Sentamos à mesa, ouvimos, dialogamos e vamos fazer acontecer, devolvendo aos seus, o novo e moderno Mercado Municipal Miguel Sutil, de forma digna e humanizada", declarou. 

As atividades serão coordenadas pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED). O titular, Francisco Vuolo, destacou o impulsionamento financeiro e cultural que, posteriormente, serão angariados. "É preciso dar o peixe, só que mais que isso, ensinar a pescar. Dar condições de trabalho, gerar emprego e renda, é uma de nossas missões e o Mercado Municipal Miguel Sutil, expressa com exatidão o que o governo do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama, Márcia Pinheiro deseja passar aos cidadãos", acrescentou. 

Durante a validade dos serviços, os 18 permissionários alocados receberão um auxílio aluguel, para que possam dar sequência aos negócios, sem eventuais prejuízos. Os valores serão concedidos mediante acordo com a instituição privada responsável.