/ TRABALHO PLANEJADO

03 de Janeiro de 2023 06h30

Mais de 260 bairros cuiabanos foram atendidos pelo programa Cata-treco em 2022

03/01/2023

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

O programa Cata-treco encerrou o ano de 2022 com 268 bairros de Cuiabá alcançados. A iniciativa é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, desde 2017, tem cumprido um importante papel na limpeza pública da cidade. Seguindo um cronograma de atendimento diário, todas as regiões foram beneficiadas.

A ação foi criada pela gestão Emanuel Pinheiro e é responsável por recolher materiais inservíveis como camas, sofás, televisores, portas, janelas, entre outros descartados por moradores. A cada operação, uma média de cinco toneladas desses objetos são coletadas, dando a eles a destinação ambientalmente correta.

O relatório aponta que: no mês de janeiro foram 21 bairros alcançados; 23 em fevereiro; 22 em março; 21 em abril; 22 em maio; 22 em junho; 18 em julho; 29 em agosto; 32 em setembro; 14 em outubro; 20 em novembro; e 24 em dezembro. Conforme avaliação do diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, os números demonstram o sucesso na adesão popular.

“O cata-treco funciona como uma atividade preventiva de limpeza e de saúde pública. Por isso, é importante ter essa participação ativa da população, fazendo com que se seja criado esse hábito de procurar as alternativas corretas para o descarte de qualquer tipo de lixo. Nossa meta é ampliar ainda mais esse atendimento em 2023”, destaca Júnior Leite.

Os atendimentos realizados durante todo ano nos bairros cuiabanos ocorrem seguindo um cronograma semanal, que é montado a partir das solicitações recebidas pelo WhatsApp (65) 99243-6502. Além disso, também entram nesse planejamento os pedidos formalizados pelos presidentes das Associações de Moradores de cada comunidade.

O programa Cata-treco é uma das principais ferramentas utilizadas pela Limpurb dentro do trabalho de eliminação de bolsões de lixo. Outro ponto importante, além da preservação ambiental, é o papel social que a iniciativa cumpre, visto que todo material que pode ser reciclado é doado para cooperativas parceiras da Prefeitura de Cuiabá.