Educação / Desemepenho

04 de Dezembro de 2015 17h40

Alunos da rede municipal passam por avaliações da Prova Cuiabá e Provinha Brasil

04/12/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 12 mil alunos da rede municipal passaram, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), pelas avaliações da Provinha Brasil e Prova Cuiabá. As duas avaliações foram aplicadas para os alunos do 2º ano (Provinha Brasil) e para os alunos do 3º e 7º anos (Prova Cuiabá). 

As avaliações visam obter dados que possam subsidiar ações de melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

A Prova Cuiabá é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Pública Municipal de Cuiabá (Idec), implementado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Programa de Avaliação Institucional, desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Programa de Avaliação Institucional é um um sistema de avaliação próprio para as escolas da rede pública municipal de Cuiabá. É uma das estratégias da Secretaria Municipal de Educação para monitorar a prática de gestão administrativa e pedagógica, implementada nas unidades educacionais. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, com esse programa será possível obter dados mais significativos que possam subsidiar as ações desenvolvidas nas unidades. “Além de contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, será possível criar formas de valorizar as práticas exitosas realizadas pelos profissionais da rede”, disse o secretário.

O Programa está sedimentado em três eixos fundamentais, que são a Avaliação de Desempenho Profissional; Avaliação da Gestão; e Avaliação de Desempenho Acadêmico. 

A secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, explica que o principal produto do Programa de Avaliação Institucional é o Idec, que será calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação), as médias de desempenho dos alunos na Prova Cuiabá (Língua Portuguesa e Matemática) e a média obtida por meio do processo de avaliação da equipe gestora, realizada anualmente.

O Idec verifica a qualidade dos processos de gestão administrativa e pedagógica das unidades educacionais municipais; auxilia na elaboração de metas para melhoria do ensino, com implementação de intervenção pedagógica em tempo real; e possibilita a criação de mecanismo para valorização das práticas exitosas realizadas nas escolas.

Para calcular o IDEC, foi criado o Sistema para Gestão do Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Pública Municipal de Cuiabá, o SIG-Idec, ferramenta tecnológica que também irá subsidiar os gestores das escolas e da Secretaria.

Provinha Brasil – é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas de todo o país. A Avaliação é aplicada duas vezes ao ano, sempre no início e no final do ano letivo.

É instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino.